25 Julho 2023      09:35

Está aqui

Portel lança projeto piloto Escola de Anciãos

O projeto piloto Escola de Anciãos será lançado em Portel hoje, 25 de julho, com o objetivo de recuperar tradições do passado e promover o envelhecimento ativo, através da partilha de conhecimento dos mais velhos com as gerações mais novas. A iniciativa busca criar autoemprego, capacitando a população desempregada e em risco de exclusão social para desenvolver e adaptar práticas tradicionais sustentáveis à realidade atual e criar novos negócios.

A Escola de Anciãos é promovida pela ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e pela Associação Círculo Primaveril - Associação para a promoção da Economia Circular e da Ecoinovação Social. O projeto envolverá oficinas práticas em artes e ofícios em Portel e Cuba, onde os anciãos e empreendedores se encontrarão para explorar como as tradições podem ser transformadas em projetos de impacto, sustentáveis e inovadores.

Em setembro, o projeto realizará bootcamps de ideiação e aceleração em várias localidades, incluindo Cuba, Portel, Alcáçovas e Viana do Alentejo. Os interessados em criar o seu próprio emprego poderão participar em visitas de inspiração, workshops de criação de negócios sustentáveis e apoio à prototipagem de negócios, com o acompanhamento de mentores especializados.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Cuba, Associação ADA - Associação de Desenvolvimento, Acção Social e Defesa do Ambiente e Terras Dentro, e é cofinanciada pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Aviso “Projetos inovadores/experimentais na área social (DLBC)” do PO Alentejo 2022.

A Escola de Anciãos pretende valorizar a sabedoria dos mais velhos e recuperar a cultura, saberes e tradições do Alentejo em prol da sustentabilidade, criando novas ideias de negócios alinhadas com os princípios de desenvolvimento sustentável. A iniciativa visa, assim, incentivar a criação de negócios inovadores e sustentáveis, impulsionados pelo conhecimento tradicional, e contribuir para o desenvolvimento e empoderamento da comunidade local.

 

Imagem de beecircular.org