17 Setembro 2018      16:50

Está aqui

Portel abre ano lectivo com oferta de livros escolares à totalidade dos alunos do concelho

O Município de Portel ofereceu hoje, na abertura do novo ano lectivo 2018/19, os novos manuais escolares e respectivos livros auxiliares a todos os alunos do 1º ao 12º ano de escolaridade, totalmente independente do apoio atribuído no âmbito dos da ação social escolar 

A oferta dos livros escolares (manuais e cadernos de actividades) é uma das várias medidas de apoio às famílias, criada pela Câmara Municipal para fazer face a uma despesa significativa para os agregados familiares. Ao todo foram cerca de 600 os alunos beneficiados, num investimento de cerca de 80 mil euros.

O apoio que inicialmente (2009) abrangia apenas os alunos do 1º ciclo, foi alargado em  2013 a todos os alunos dos 2º e 3º ciclos, tendo em 2017, passando a abranger os alunos do ensino secundário.

Outra das medidas que continua a ser assegurada com este apoio, visa os alunos com necessidades educativas especiais, que não utilizam manuais. A estes alunos, a autarquia atribui um apoio monetário correspondente às necessidades de cada caso.

O presidente da Câmara Municipal de Portel, José Manuel Grilo considera que o apoio contribui "de forma significativa para a igualdade de oportunidades das crianças e jovens e para o seu sucesso educativo. Independentemente das competências definidas por lei entre o poder local e poder centra, a igualdade de oportunidades na educação continua a ser uma das maiores prioridades da autarquia", conclui.

O município de Portel mantém ainda o apoio concedido a todos os alunos do concelho que frequentam o ensino superior, no valor de quinhentos euros anuais.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão