21 Fevereiro 2023      14:46

Está aqui

Portalegre recebe conferência sobre inovação e sustentabilidade

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) recebe na próxima quinta-feira (23) a conferência “Inovação e Sustentabilidade – Juntos por um Território com Futuro”, promovida pelo jornal Expresso.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), citado pelo jornal, os Censos 2021 mostraram que aproximadamente 20% da população de Portugal vive nos sete municípios mais populosos. Neste contexto, o desafio de atrair e fixar população nas regiões do interior tem estado na ordem do dia para as cidades de menores dimensões. Os territórios de baixa densidade apresentam diversas vantagens, como a melhor qualidade de vida e os custos de vida mais baixos, nota o Expresso, que dá o exemplo de Portalegre, para mostrar como a desertificação pode ser contrariada através da academia, das empresas e do apoio ao empreendedorismo. 

O presidente do IPP, Luís Loures, afirma ao Expresso que existem, de facto, algumas dificuldades para captar e fixar talento, embora destaque que estas são cada vez atenuadas pela qualidade de vida da cidade alentejana.

O presidente do Politécnico dispensa, desta forma, uma visão mais fatalista do tema, preferindo olhá-lo como uma oportunidade de desenvolvimento. Para além de referir que esta instituição tem “um ensino diferenciado”, especialmente por envolver os estudantes na dinamização de projetos de investigação, o responsável sublinha que a associação entre a academia e o tecido empresarial faz a diferença.

“Serão poucas as instituições de ensino superior em Portugal em que o aluno tem possibilidade de, por um lado, participar em projetos de investigação reais e, por outro, desenvolver a sua empresa sem custos”, nota Luís Loures ao Expresso, numa referência à incubadora de negócios instalada no campus do Instituto Politécnico, que é um “ecossistema criativo e produtivo”, onde os estudantes têm a oportunidade de criar e desenvolver startups e spin-offs, contando com o apoio da instituição de ensino e de diversas empresas parceiras, como a Delta Cafés, a Softinsa, pertencente ao grupo IBM, ou a Kyntech Services. A Softinsa e a Kyntech elegeram inclusivamente o Instituto Politécnico de Portalegre para a criação de um polo vocacionado para projetos relacionados com o desenvolvimento de tecnologia em áreas como a Internet das Coisas (IoT), as cidades inteligentes e a automação.

O diretor geral da Softinsa, Henrique Mourisca, define a associação entre as empresas e as instituições de ensino superior como “estratégica”, sublinhando que as empresas têm um papel social a desempenhar e a responsabilidade de apoiar o desenvolvimento do interior do país. 

Henrique Mourisca acrescenta ainda que, para além da captação de talento recém-licenciado, a existência de escritórios em locais como Portalegre permite também “atrair talento com mais experiência que viva nas grandes cidades e que valoriza a qualidade de vida que este tipo de cidades proporciona”.

A Softinsa conta, neste momento, com 30 trabalhadores na cidade alentejana, mas prevê, segundo o responsável, ter capacidade para incluir entre “15 a 20 pessoas por ano” no seu espaço existente no campus.

Dado o sucesso que a incubadora tem alcançado, vai ser inaugurada no próximo dia 8 de março uma segunda fase do projeto, que vai permitir duplicar o espaço físico disponível.

Luís Loures revela que, apesar de ainda não ter sido inaugurado, mais de metade desse novo espaço já está preenchido. Para o presidente do IPP, as principais vantagens da proximidade às empresas e do dinamismo económico passam pela fixação de pessoas e pelo valor que é acrescentado ao ensino desta instituição. 

“Hoje, num mundo altamente globalizado, as pessoas podem trabalhar a partir de qualquer lugar e podem fazê-lo num sítio onde não têm uma hora de trânsito para chegar ao trabalho”, nota.

A conferência “Inovação e Sustentabilidade – Juntos por um Território com Futuro”, organizada pelo jornal Expresso e integrada nas comemorações dos seus 50 anos, conta com os oradores João Vieira Pereira (diretor do Expresso), Ricardo Campos (presidente do Fórum Energia e Clima), Luís Loures (presidente do IPP), Hugo Hilário (presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo), Henrique Mourisca (diretor geral da Softinsa) e Miguel Ribeirinho (Corporate Affairs da Delta Cafés) e realiza-se na próxima quinta-feira (23), a partir das 15:30, no auditório do Instituto Politécnico de Portalegre, podendo também ser acompanhada em direto através da página de Facebook do semanário.

 

Fotografia de semmais.pt