3 Março 2020      13:08

Está aqui

Portalegre lança campanha contra as beatas no chão

Sabia que uma beata de cigarro leva cerca de 12 anos a decompor-se?

Para combater a qunatidade de beatas jogadas para o chão, que acabam por ir parar aos coletores de águas pluviais e daí para o mar, a Câmara Municipal de Portalegre acaba de lançar a campanha #portalegresembeatas, com o início da colocação de novos cinzeiros em locais na cidade onde verifica uma maior incidência de depósito de beatas.

Esta campanha decorre no âmbito de uma intervenção de fundo que está a ser levada a cabo na área da limpeza e manutenção urbana. Contemplou a remodelação, substituição e reparação de contentores para deposição de resíduos urbanos e ecopontos no concelho, tendo sido alargada à renovação dos carrinhos de varredura, que foram apetrechados com um kit completo de ferramentas e já se encontram a circular.

Segundo o Município vão ser instalados os novos cinzeiros nos bairros do Atalaião e dos Assentos, na Praça da República, na Avenida da Liberdade, na Rua Heliodoro Salgado, Rua Dr. Mário Chambel e na Rua da Capela.

#portalegresembeatas surge da necessidade de sensibilizar para a redução substancial da quantidade de beatas que é lançada para o chão, com impactos negativos não apenas no meio ambiente, mas também na dificuldade acrescida em matéria de limpeza urbana, apelando à corresponsabilização dos fumadores nesta problemática.

 

Imagem de capa de tvi24.iol.pt