29 Outubro 2024      09:52

Está aqui

Portalegre investe 1,1M€ em novo Centro Documental de Património

Maria de Lurdes Craveiro, Secretária de Estado da Cultura

O Centro Documental de Património de Portalegre vai ser inaugurado, esta quarta-feira, no antigo edifício dos Paços do Concelho, após obras de reabilitação que custaram mais de 1,1 milhões de euros, e conta com a presença da secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, explicou que a obra arrancou em outubro de 2021, mas “não decorreu com normalidade em termos de execução”, uma vez que deveria ter sido concluída num prazo pouco superior a um ano e só agora está terminada.

Segundo a autarca, o projeto envolveu um investimento superior a 1,1 milhões de euros, tendo contado com o apoio de fundos comunitários (85%).

“Este centro documental vai ter uma série de documentos muito antigos que queremos preservar, valorizar e disponibilizar à população”, afirmou a responsável.

De acordo com a Câmara Municipal de Portalegre, o novo equipamento é constituído por receção e atendimento, sala de leitura e consulta documental ou salas de receção e tratamento de documentos.

Além disso, o espaço está dotado de sala de conferências, salas de depósito de documentos, sala de servidores e de arquivo digital e áreas técnicas.

No edifício dos antigos Paços do Concelho, imóvel que remonta ao século XVII, vai passar funcionar também o posto de turismo, localizado até agora no atual edifício do município.

Fermelinda Carvalho acrescentou que “faz todo o sentido” que o posto de turismo passe para aquele edifício, porque é naquela zona histórica da cidade que se encontram os museus e a Sé Catedral de Portalegre.

A presidente da autarquia disse ainda esperar que o Centro Documental de Património possa ser um contributo para “dar vida” ao centro histórico da cidade.

 

Fotografia de ruc.pt