O Centro Documental de Património de Portalegre vai ser inaugurado, esta quarta-feira, no antigo edifício dos Paços do Concelho, após obras de reabilitação que custaram mais de 1,1 milhões de euros, e conta com a presença da secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, explicou que a obra arrancou em outubro de 2021, mas “não decorreu com normalidade em termos de execução”, uma vez que deveria ter sido concluída num prazo pouco superior a um ano e só agora está terminada.
Segundo a autarca, o projeto envolveu um investimento superior a 1,1 milhões de euros, tendo contado com o apoio de fundos comunitários (85%).
“Este centro documental vai ter uma série de documentos muito antigos que queremos preservar, valorizar e disponibilizar à população”, afirmou a responsável.
De acordo com a Câmara Municipal de Portalegre, o novo equipamento é constituído por receção e atendimento, sala de leitura e consulta documental ou salas de receção e tratamento de documentos.
Além disso, o espaço está dotado de sala de conferências, salas de depósito de documentos, sala de servidores e de arquivo digital e áreas técnicas.
No edifício dos antigos Paços do Concelho, imóvel que remonta ao século XVII, vai passar funcionar também o posto de turismo, localizado até agora no atual edifício do município.
Fermelinda Carvalho acrescentou que “faz todo o sentido” que o posto de turismo passe para aquele edifício, porque é naquela zona histórica da cidade que se encontram os museus e a Sé Catedral de Portalegre.
A presidente da autarquia disse ainda esperar que o Centro Documental de Património possa ser um contributo para “dar vida” ao centro histórico da cidade.
Fotografia de ruc.pt