5 Abril 2020      11:27

Está aqui

Portalegre instala dois Centros de Apoio COVID-19

A autarquia de Portalegre instalou dois Centros de Apoio às vítimas da Covid-19, com capacidade para cerca de 150 camas, e que faz parte do plano municipal para mitigação da propagação do contágio pelo coronavírus.

Estes dois novos centros garantem uma melhor assistência à comunidade e vieram aumentar a capacidade de resposta do concelho, caso seja necessário assegurar o isolamento profilático ou tratar casos de contágio pela COVID-19 que, pela especificidade dos sintomas apresentados, não tenham necessidade de recorrer a internamento hospitalar.

Para dar resposta à população mais idosa e vulnerável e, caso seja necessário realojar idosos que vivam em Lares, na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, está instalado um centro com capacidade para 86 camas, das quais 14 são em regime de isolamento.

No Centro de Formação de Portalegre da GNR, estão preparadas duas camaratas, num total 70 camas, também com capacidade para receber casos que necessitem de isolamento profilático.

Caso venha a ser necessário, a capacidade de resposta pode ser ampliada em cerca de 50 camas, assegurando estes espaços as condições de higiene e conforto daqueles que possam vir a ser instalados, além da alimentação.

Apesar destas ações, em comunicado enviado à nossa redação, a Câmara Municipal de Portalegre diz que continua sobretudo a apostar “na prevenção, na proatividade, na criação de sinergias e na melhor preparação possível para se lidar com este enorme desafio para a saúde pública, autoridades e, no fundo, para todos nós” e recomenda mais uma vez: fique em casa.

E para ficara em casa com acesso à cultura, a autarquia criou o programa “Cultura de Quarentena”, numa parceria entre Biblioteca Municipal,  CAEP, Casa Museu José Régio, Museu Municipal,  Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino e Turismo, surgindo um programa variado  que passa pela transmissão de programas e espetáculos on-line, contar histórias via telefone, ou a passear virtual pelo património com o Turismo de Portalegre.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.