9 Outubro 2021      12:02

Está aqui

Portalegre: Escola de Hotelaria e Turismo abre cursos de escanção e guia intérprete

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (EHTP) marcou o arranque do ano letivo 2021/22, com o anúncio de dois cursos no âmbito do plano de formação para profissionais: um para escanção e outro para guia intérprete.

A EHTP justifica a aposta com uma ainda maior abrangência de áreas específicas do turismo e a sua necessária qualificação de profissionais para o setor do turismo.

A diretora da EHT Portalegre, Maria Conceição Grilo, afirmou que “A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre reforçou a aposta na formação para profissionais e executivos durante a pandemia com o recurso ao formato online. A possibilidade de podermos voltar a alguma normalidade no ano letivo 2021/22 permite-nos sustentar este plano com a criação de soluções de formação em modo presencial. Neste sentido, criamos os cursos de escanção e de guia intérprete para responder às necessidades do setor do turismo no Alentejo. A qualificação é um fator diferenciador que permite elevar o serviço e dar maior sustentabilidade a esta área de atividade que, assim, tem condições para se tornar cada vez mais competitiva a nível global.”

Qualquer um dos cursos vai ter uma duração consonante o período do ano letivo e pretende dar os conhecimentos e as ferramentas para que, no final, os participantes estejam capacitados como escanções ou guias intérpretes.

Numa fase em que a aposta no enoturismo se tem incrementado, o curso de escanção é uma resposta clara da EHT Portalegre para melhorar o nível de todos os agentes que trabalhem nesta área. Na criação desta proposta formativa, foi desenvolvido um programa curricular, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal, que contará com formadores com grande experiência na área. Durante o ano, os participantes receberão conhecimentos como “Viticultura e Enologia”, “Provas Organoléticas – Princípios e Prática”, “Serviço de Vinhos”, “Enogastronomia”, entre outros.

Já com o curso para Guias Intérpretes Regionais – Alentejo a EHTP procura atribuir competências a profissionais que pretendam desempenhar as funções inerentes à função de Guia Intérprete e, assim, contribuir para a especialização dos recursos humanos afetos ao setor do turismo na região Alentejo.

Serão 600 horas de formação em horário pós-laboral, o curso foi pensado e organizado para que os participantes recebam um conjunto de conhecimentos multidisciplinares aprofundados como Inglês e Espanhol Técnico, Itinerários e Circuitos Turísticos, História e Cultura Portuguesa, Património Natural e Cultural, entre outros.

O curso de escanção tem um total de 300 horas e realiza-se de 25 de outubro a 4 de julho do próximo ano e será ministrado em formato presencial. Já o curso de guia intérprete regional começa um pouco mais tarde, a 15 de novembro. O final está definido para o dia 6 de maio de 2022 e será ministrado em formato misto: online e presencial.

 

Na cerimónia que marcou o início deste ano letivo, e que serviu também para entregar os diplomas aos alunos distinguidos no quadro de mérito do ano letivo 2020/21, na presença de Vítor Silva, presidente da Entidade de Turismo do Alentejo/Ribatejo e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR), António Ceia da Silva, a diretora Maria Conceição Grilo disse ainda que “Iniciamos o novo ano letivo com uma grande motivação e enorme entusiasmo. É muito bom regressar à escola com rotinas mais próximas do que era a normalidade antes da pandemia e toda a comunidade educativa está empenhada em contribuir para a formação dos alunos. Procuramos elevar o nível através da prática diária pois queremos que os futuros profissionais do setor do turismo tenham mais e melhores competências e contribuam para que esta área da nossa economia e da sociedade seja cada vez mais competitiva.”

“Numa linguagem simples, a escola é a fábrica de pessoas para o turismo. Sem este tipo de escolas não conseguimos ter pessoas qualificadas. Somos um destino qualificado, mas temos caminho a percorrer. Se queremos ser esse destino de grande qualidade, temos de formar os profissionais. Esta escola, que tem 13 anos, representa um salto qualitativo para todos nós”, sublinhou Vítor Silva, presidente da Entidade de Turismo do Alentejo/Ribatejo.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR), António Ceia da Silva, enaltece “que a escola é uma referência. Só com escolas deste nível é que podemos ter um destino de qualidade e de excelência como é o Alentejo. Sem profissionais de qualidade, não há capacidade de responder a uma procura cada vez mais exigente e a escola é um polo fundamental das dinâmicas de desenvolvimento do território. Os meus parabéns à escola e votos de um bom ano para os alunos”.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre é membro da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo e o início do ano letivo foi o momento escolhido para o hastear da bandeira da AEHT pela primeira vez.