1 Agosto 2022      11:26

Está aqui

Portalegre em perigo máximo de incêndio

Cinco municípios do distrito de Portalegre apresentam hoje, segunda-feira, perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a plataforma, em Portalegre, os municípios abrangidos por este alerta máximo são Gavião, Nisa, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre. Já o município do Crato encontra-se em perigo muito elevado, enquanto o restante Alentejo apresenta perigo elevado de incêndio rural.

Também no distrito de Beja, mais precisamente em Almodôvar, o aviso para perigo de incêndio se encontra no máximo. Apenas Sines escapa a estes alertas, encontrando-se em perigo moderado.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje, no continente, continuação de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade na faixa costeira ocidental e, durante a tarde, no interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16ºC em Setúbal e os 24ºC em Faro, enquanto as máximas oscilam entre os 28ºC em Sines e os 41ºC em Évora. O distrito de Beja chega aos 40ºC, o de Portalegre aos 39ºC e o de Santarém aos 38ºC.

 

Fotografia de protecaocivil.sintra.pt