30 Setembro 2020      09:14

Está aqui

Portalegre e Évora anunciam suspensão das praxes académicas

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre (AAIPP) e o Conselho de Notáveis da Universidade de Évora anunciaram a decisão de suspender as praxes académicas este ano letivo devido à pandemia de covid-19.

As duas associações partilharam esta decisão em notas publicadas nas respetivas páginas de Facebook. A AAIPP explica que a decisão foi tomada em conjunto com as três comissões de praxe pertencentes ao politécnico. “Para lá de todas as condicionantes causadas pela pandemia, a AAIPP e as três comissões pretendem, acima de tudo, defender a boa imagem da praxe, pelo que realizar qualquer tipo de atividade dentro desse contexto poderia pôr essa mesma imagem em causa”.

Já o Conselho de Notáveis esclarece que “acompanhando ao longo dos meses as recomendações da Direção Geral de Saúde e as medidas do Governo, debateram-se e equacionaram-se vários cenários para a realização de uma praxe segura”. No entanto, “tendo em conta a situação atual e de forma a salvaguardar a segurança de todos os alunos, bem como da restante comunidade, o Conselho de Notáveis não vê reunidas as condições para a realização de qualquer tipo de atividades relacionadas com a praxe académica que coloquem em causa a saúde pública”.

Na mesma nota, lê-se que o Conselho de Notáveis “continuará atento à evolução da situação, com o objetivo de efetivar soluções adaptadas aos tempos atuais, até que se seja possível vivenciar novamente a Tradição Académica na sua plenitude”.

Por outro lado, a associação de Portalegre apela aos estudantes para não perderem as suas tradições, anunciando que ao longo do ano vão ser desenvolvidas várias atividades “alusivas às mesmas, bem como à praxe”, com o objetivo de mostrar aos novos alunos como se recebe naquela cidade alentejana.

A AAIPP adianta ainda que foi decidido terminar o ciclo iniciado no anterior ano letivo, estando a ser preparadas as cerimónias dos tribunais de praxe e do enterro do caloiro, sublinhando que as mesmas vão decorrer de uma forma “diferente” do habitual.

 

Fotografia de rr.sapo.pt