O município de Portalegre está a organizar a Quinzena Gastronómica da Cereja de São Julião, a decorrer de 15 a 30 de junho, com o objetivo de “divulgar um dos produtos mais caraterísticos e apreciados da região”, e que poderá ser degustado em 17 estabelecimentos do concelho.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Portalegre refere que, ao mesmo tempo, a iniciativa irá contemplar um programa diversificado, destacando a Caminhada de 6 km ao Monte das Cerejeiras, que inclui apanha da cereja, no dia 18 de junho.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no Posto de Turismo de Portalegre, através do telefone 245307445, até às 13:00 do dia 15 de junho.
No mesmo dia, a autarquia destaca a realização do Mercadinho da Cereja de São Julião, no Rossio de Portalegre, das 17:00 às 20:00, onde os visitantes poderão “adquirir este delicioso produto ex-libris da nossa região”.
No dia 24 de junho, decorrerá um ateliê de pintura ao vivo, pelo Prof. Bentes Bravo, subordinado ao tema “A Cereja de S. Julião”, na Galeria de S. Sebastião, às 15:00. As inscrições serão feitas no Posto de Turismo de Portalegre, até ao dia 18 de junho, com um máximo de 15 participantes, por ordem de inscrição.
De acordo com o mesmo comunicado, “este evento será uma oportunidade para os visitantes e os habitantes da nossa região poderem desfrutar um dos produtos endógenos mais ricos de Portalegre, a nossa Cereja de São Julião, única e saborosa, que cresce e desabrocha na nossa majestosa Serra de São Mamede”.
A Quinzena Gastronómica da Cereja de São Julião é uma organização da Câmara Municipal de Portalegre, com o apoio da União de Freguesias de Reguengo e S. Julião e das Frutas Reia.