Foi no Bioenergy and Business Incubator of Portalegre (BioBIP) do Instituto Politécnico de Portalegre que o Secretário de Estado da Energia, João Galamba, apresentou, esta semana a Academia para o Hidrogénio.
Em Portalegre, João Galamba assistiu à apresentação deste projeto que resultou de uma candidatura efetuada no âmbito da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2) do Governo Português, ao Important Project of Common European Interest (IPCEI).
Este politécnico alentejano dispõe de um centro de experimentação semi-industrial, a BioBIP Energia, onde tem sido desenvolvida formação e investigação na área da bioenergia, um espaço com cerca de 1000m2, onde são trabalhados e a desenvolvidos um conjunto de projetos como o vetor energético que tem como base o hidrogénio.
Foi destacado também nesta apresentação o trabalho do Politécnico no âmbito do Valoriza e em conjunto com uma rede de parcerias nacionais e internacionais, com particular relevo para o Laboratório Circular do Alentejo e Laboratório Colaborativo das BioRefinarias – BioREF, que detém um dos seus polos na BioBIP.