26 Dezembro 2018      08:49

Está aqui

Portalegre com nova incubadora para indústrias criativas

Adelaide Teixeira, presidente da Câmara de Portalegre

Há uma Incubadora de Empresas para Indústrias Criativas vai nascer em Portalegre, num investimento global de 560 mil euros, financiados pelo programa operacional Alentejo 2020, e que vai recuperar um edifício degradado na cidade, para receber micro e pequenas empresas da área das indústrias culturais e criativas. O investimento será suportado em parte pelo município de Portalegre.

Embora o conceito de indústria cultural esteja ainda envolvido num debate ideológico, cismado pelos que defendem a cultura como algo que deve ser suportado pelo Estado e cujo objetivo não é o lucro, ou, pelo contrário, a cultura deve ser vista como um produto igual a muitos outros, e cuja sustentabilidade deve ser definida pela procura, o que é certo é que o desenho dos programas comunitários parecem condicionar fortemente a estruturação dos "produtos culturais" enquanto política pública que potencie o seu desenvolvimento.

A incubadora, um conceito muito em voga e que nasceu nos anos 60 do século passado nos Estados Unidos, vai nascer no edifício junto à Fonte da Boneca, no Largo Serpa Pinto, que vai ser recuperado para receber micro e pequenas empresas da área das indústrias culturais e criativas.

Este tipo de incubadora é muito usado para impulsionar o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento, ao disponibilizar espaço, serviços partilhados e apoio ao desenvolvimento de negócios num ambiente de proximidade, propício à criação, à sobrevivência e o crescimento dos projetos.

Particularmente na Europa, o setor cultural e criativo apresenta taxas de crescimento superiores ao resto da economia, da mesma maneira que aí o emprego tem vindo a aumentar mais do que no resto da economia, impulsionando outros setores e é considerado um motor de integração social e económica, estratégico para a União Europeia. Por isso o setor cultural e criativo é apontado como setor-chave para o crescimento económico pelas recentes estratégias económicas europeias.

Este projeto será entregue à gestão do Politécnico de Portalegre.

 

Imagem de capa de Rádio Portalegre.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.