30 Agosto 2017      09:33

Está aqui

PORTALEGRE: ALENTEJO EMPREENDER + SUPEROU OS OBJETIVOS

O projeto “Alentejo Empreender+”, uma parceria inédita entre as Associações Empresariais de Portalegre (NERPOR), Évora (NERE), Beja (NERBE) e Santarém (NERSANT), financiado pelo Alentejo 2020, "cumpriu ou superou todos os indicadores de resultados contratados, sejam atividades e produtos, seja o número de empresas criadas, incluindo o número de empresas criadas em setores de alta e média-alta tecnologia e em serviços intensivos em conhecimento e sem quaisquer custos para todos quantos quiseram criar uma empresa ou iniciar uma atividade num dos concelhos pertencentes às zonas do Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Lezíria do Tejo".

O projecto  apoiou a criação de 93 empresas em toda a região mas os objectivos iniciais passavam por apoiar 30 negócios. As expectativas foram superadas em larga escala. Nos sectores de alta e média alta tecnologia e serviços intensivos de conhecimento foram apoiadas 20 empresas, em vez das 10 estabelecidas no arranque no “Alentejo Empreender+”.

Para o NERPOR, onde foram ontem apresentados os resultados do programa, a dinamização do empreendedorismo qualificado e criativo e da identificação de um conjunto de oportunidades de negócio, com vista à criação de novas empresas no Alentejo, deram um forte contributo para "um Alentejo mais empreendedor" e, neste indicador, "para a aproximação de Portugal à União Europeia".

Os resultados do programa das Associações Empresariais, cuja missão é a dinamização do tecido económico regional, faz delas as entidades melhor posicionadas e vocacionadas para este efeito, pelo que a expectativa destas é que o "Alentejo 2020 venha rapidamente a abrir novas candidaturas neste domínio, para permitir a realização de novas ações deste tipo estimulando o aparecimento de novas empresas na região Alentejo".

O projeto Alentejo EMPREENDER + é um projeto SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas) aprovado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo (Alentejo 2020). Projeto cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.