21 Setembro 2021      09:38

Está aqui

Portalegre acolhe primeiro Centro de Enoturismo fora do Norte de Portugal

A Quinta da Fonte Souto, em Portalegre, vai passar a albergar o seu primeiro Centro de Enoturismo fora do Norte de Portugal, já a partir de amanhã, dia 22 de setembro. De acordo com o Jornal Económico, com o mote “um outro vagar”, a Quinta da Fonte Souto passará a integrar várias experiências, como visitas guiadas, provas de vinhos, passeios, petiscos e ainda piqueniques.

Localizada em Portalegre, e inserida na área do Parque Natural da Serra de São Mamede, a Quinta da Fonte Souto vai proporcionar aos visitantes uma experiência plena de comunhão com a natureza e com a paisagem típica do Alto Alentejo.

No novo Centro de Visitas será possível ficar a conhecer mais sobre a propriedade e a sua história, assim como sobre a família Symington, fundadora do projeto. Os visitantes vão ter ainda a oportunidade de descobrir particularidades sobre a região de Portalegre, preservação do território e da Natureza, o cuidado com as vinhas e compreender o processo de vinificação e produção. No armazém, será explicado o processo de estágio, o tipo de barricas utilizado e a evolução do vinho.

A degustação dos vinhos também está incluída. A Prova Clássica (15 euros) dá a conhecer três vinhos produzidos na propriedade: Florão Branco, Florão Tinto e Quinta da Fonte Souto Tinto. Já a Prova Premium (25 euros) inclui uma seleção mais alargada, colocando em degustação os vinhos Florão Branco e Tinto, o Quinta da Fonte Souto, também Branco e Tinto, e ainda o Vinha do Souto Tinto. Os visitantes têm ainda disponível uma carta de vinhos a copo, na qual se inclui o recentemente lançado Rosé 2020, o primeiro da propriedade, e da Symington, que podem ser acompanhados com vários petiscos, como tábua de queijos ou enchidos, azeitonas ou amêndoas torradas, entre outros.

Os visitantes podem também dar um passeio pelas vinhas. Nesta primeira fase de abertura, os visitantes podem usufruir apenas de um percurso pré-definido, mas em breve serão três os roteiros, que dão a conhecer alguns dos recantos da propriedade de 207 hectares. Além das vinhas, onde se destacam castas como Arinto, Verdelho, Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet ou Syrah, os visitantes têm também a oportunidade de ver as plantações de castanheiros e cerejeiras, entre outros pontos de interesse da paisagem do Parque Natural da Serra de São Mamede.

Após a caminhada, a Quinta da Fonte Souto sugere um piquenique com produtos regionais para encerrar a experiência. O menu, pensado para duas pessoas, inclui iguarias como pão rústico, chutney de cogumelos e coentros, queijo curado alentejano, paio do cachaço de porco preto, azeitonas, broas de bolota e ainda fruta da época. Quanto às bebidas, o piquenique inclui água e uma garrafa de Florão Branco. Há ainda a possibilidade de ser adicionado um menu extra de criança (por 12 euros) que inclui pão rústico, fruta da época, doce de castanha e erva doce, um snack de batatas fritas ou frutos secos, água e um sumo de laranja. Esta experiência deve ser reservada com 48 horas de antecedência e tem o custo de 40 euros.

As visitas decorrem todos os dias, das 10:00 às 19:00. Nesta primeira fase do projeto, as experiências do enoturismo estarão disponíveis até 31 de outubro, regressando depois na primavera de 2022. Aconselha-se a reserva antecipada através do tel.: 910 104 292 ou por e-mail: reservas@fontesouto.com.

 

Fotografia de fells.co.uk