24 Janeiro 2023      14:21

Está aqui

Ponte de Sor promove “mundo dos moinhos” em antiga escola

Uma antiga escola básica localizada numa freguesia rural do concelho de Ponte de Sor vai dar lugar a um espaço dedicado aos moinhos, reabilitação que representa um investimento de mais de 560.000 euros, informou fonte do município.

Alda Falca, vereadora da Cultura na Câmara Municipal de Ponte de Sor, disse à Lusa que se espera que aconteça ainda “no primeiro semestre” deste ano a inauguração do Centro Interpretativo de Molinologia de Foros de Arrão, um espaço que procura promover a “cultura, lazer, diversão e a aprendizagem”.

As obras de reabilitação da antiga escola básica aldeia de Foros de Arrão, que agora se encontram em “fase de conclusão”, tiveram início no ano passado e contaram com aproximadamente 360.000 euros de investimento.

Já a obra do circuito museológico com área tecnológica, que vai agora começar, representa um investimento de 205.000 euros.

“Nós vamos ter várias salas e essas salas são temáticas, tudo ligado aos moinhos, mas com informações e experiências diferentes”, explicou à Lusa.

O espaço museológico vai promover a cultura e as tradições associadas aos moinhos e o centro interpretativo vai ter uma zona dedicada aos “usos e tipos” de moinhos no mundo.

Alda Falca sublinhou ainda que o propósito é também divulgar junto dos visitantes a importância dos moinhos no mundo, pelo que o Centro Interpretativo de Molinologia de Foros de Arrão vai ter, para além de diversas componentes lúdicas, um espaço para dar a conhecer a história dos moinhos do Alto Alentejo.

Esta é, assim, segundo a autarca, outra forma de “promoção turística” e de “valorização” deste tema no âmbito territorial.

Deste espaço vai também fazer parte uma área destinada aos moinhos do futuro e ao impacto destes nos campos da tecnologia, ambiente e ciência.

O município tomou a decisão de apostar neste projeto, de acordo com Alda Falca, porque Ponte de Sor “tem uma tradição forte” ligada aos moinhos. A vereadora lembrou ainda que, em termos geográficos, este concelho se encontra entre o Alto Alentejo e o Ribatejo e, portanto, numa região que tem “muitas linhas de água”.

“Ponte de Sor tem inúmeros moinhos de água e Foros de Arrão, em particular, tem um moinho de vento, que foi reabilitado e que é hoje também um polo de atração turística”, salientou a autarca.

Para além da tradição ligada aos moinhos, a decisão de desenvolver este projeto naquela freguesia foi tomada porque esta “é uma forma de potenciar a dinamização” de aldeias e, assim, combater a sua desertificação.

 

Fotografia de cm-pontedesor.pt