1 Setembro 2019      12:58

Está aqui

Ponte de Sor: há 100 anos com a cabeça no ar

Já passaram 100 anos desde que começou a ligação de Ponte de Sor à aviação.

Realizaram-se ontem, 31 de agosto, 100 anos da primeira aterragem de um avião em ponte de Sor.

Dada a centralidade geográfica da terra alentejana – entre norte e sul, interior e litoral, e a existência de caminhos de ferro, a pedido Exército português, em março de 1919, viria ser construido pequeno “Campo de Aterrissagem”, e que viria a ser inaugurado nesse mesmo verão.

À data, quis-se homenagear os combatentes pontessorenses da I Guerra Mundial, e foi pedido à Direção de Aeronáutica Militar para que alguns aeroplanos viessem inaugurar o Campo de Aviação, no dia 31 de agosto.

Em 1920, já aterravam aviões militares e nessa época tornou-se vulgar o aterrar de aviões na terra alentejana, de tal modo que, em 1922, a Direção de Aeronáutica Militar incentiva a Câmara Municipal de Ponte de Sor a aumentar o campo de aterragem para ter capacidade de receber aviões de transporte de passageiros. A pista era a grande atração dos arredores.

Atualmente, Ponte de Sor tem um dos maiores aeródromos de Portugal, com uma pista com 1800 metros de extensão e viu instalar-se a maior escola de pilotos nacional e várias empresas relacionadas com a aeronáutica.

 

 

Para saber mais, leia o artigo da jornalista Paula Morato em mediotejo.net.

Imagem de icm.gov.mo

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.