O Plano Ferroviário Nacional foi ontem, dia 17 de novembro, lançado para discussão pública, após ter sido apresentado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.
Neste documento, prevê-se que a linha de alta velocidade sirva as 10 maiores cidades de Portugal e que nela existam também várias ligações a Espanha, competindo, desta forma, com o automóvel e o avião.
Estas informações foram divulgadas, de acordo com a agência Lusa, por Frederico Francisco, coordenador do grupo de trabalho responsável pela elaboração do Plano Ferroviário Nacional.
Segundo a mesma fonte, este plano, que contou com mais de 300 contributos de participação pública, inclui a nova linha Évora-Elvas, que já se encontra em curso e que vai permitir criar as condições necessárias para a ligação de alta velocidade Lisboa-Madrid.
As linhas de alta velocidade Porto-Lisboa, Porto-Vigo estão também previstas, assim como uma nova linha Aveiro-Viseu-Guarda-Vilar Formoso.
Está ainda a ser estudada a ligação de alta velocidade Lisboa-Algarve, para a qual existem duas alternativas: a modernização da linha que já existe, de forma a reduzir a viagem em 30 minutos, ou a construção de um novo eixo onde se incluam Évora, Beja e Faro, o que poderá representar uma viagem Lisboa-Faro com uma duração inferior a duas horas.
Para o transporte de mercadorias, estão equacionados novos corredores internacionais através do Algarve e de Trás-os-Montes e um corredor piloto, entre Sines e a fronteira, destinado aos comboios de maiores dimensões (1.500 metros).
O Plano Ferroviário Nacional vai agora ser colocado em discussão pública. Após esta discussão, regressa ao Conselho de Ministros, que posteriormente o enviará para discussão e aprovação na Assembleia da República.