5 Janeiro 2018      17:43

Está aqui

O PLANO DE CONTINGÊNCIA DO ALENTEJO PARA AS BAIXAS TEMPERATURAS

O Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – a cargo da Administração Regional de Saúde do Alentejo e que é desenvolvido em articulação com o ACeS Alentejo Central e as Unidades Locais de Saúde do Baixo Alentejo, Norte Alentejano e Litoral Alentejano - tem sido o suficiente para dar respostas ao aumento de procura esperado para esta altura do ano, informa comunicado que chegou à redação do Tribuna Alentejo.

No Alentejo Central, o horário de atendimento foi prolongado até às 22h nos dias úteis e até às 16h nos feriados e fins-de-semana - mais duas horas por dia e por unidade - nos concelhos de Évora e Arraiolos,

Nas Baixo Alentejo, Norte Alentejano e Litoral Alentejano ainda não se verificou esse prolongamento de horário no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários, mas se existir essa necessidade, tal virá também a acontecer.

Em média, nos primeiros 4 dias do ano de 2018, o aumento do número de consultas diárias subiu cerca de 15%, face ao mesmo período do ano anterior.

O Plano de Contingência das Unidades Hospitalares da Região prevê ainda a abertura até 64 camas., entre outras medidas que têm como objetivo responder às necessidades da população, como consequência do aumento de procura verificado nos últimos dias.

A ARS Alentejo aconselha o recurso às unidades de cuidados de saúde primários e à linha telefónica do SNS 24 (808 24 24 24) para um contacto telefónico prévio que ajude o utente a decidir se deve deslocar-se à Unidade de Saúde ou ao hospital e, como última alternativa, o recurso direto à unidade hospitalar.

 

Imagem de clinicaexvitam.com