10 Dezembro 2018      16:26

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"Pequenos Corações Gigantes", o programa educativo nascido no Alentejo e premiado no País

Susana Pedro, Fundadora da Sociedade do Bem
Susana Pedro, fundadora e presidente da Sociedade do Bem, subiu recentemente ao palco do auditório do Campus do Conhecimento e da Cidadania da Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra, para receber o Prémio Nuno Viegas Nascimento.

Este prémio, que tem como objetivo distinguir pessoas ou instituições sem fins lucrativos que se tenham destacado nas áreas social, educativa, da saúde ou da cultura, premiou o projeto "Pequenos Corações Gigantes", que a equipa da Sociedade do Bem, sedeada em Évora, implementa desde 2015 nas escolas de ensino básico.

Tivemos a oportunidade de conversar com a fundadora desta IPSS para conhecer melhor o trabalho desenvolvido e a importância da atribuição do Prémio atribuído pela Fundação Bissaya Barreto para a continuação das atividades da Associação.

Tribuna Alentejo: "Pequenos Corações Gigantes" é um nome curioso para um projeto educativo considerado inovador. Que problema pretende resolver com ele?

Susana Pedro: "Pequenos Corações Gigantes" foi o primeiro projeto criado no âmbito da Sociedade do Bem. Este projeto foi criado com o objetivo de desenvolver competências emocionais nas crianças, apoiando-as, sobretudo, na fase de transição do pré-escolar para o 1.º ano do 1.º ciclo. A falta de competências emocionais origina dificuldades académicas/escolares, como pouca vontade de aprender ou confiança nas próprias capacidades para o poder fazer, falta de capacidade para estabelecer objetivos ou definir metas... Por outro lado, agrava situações associadas à dificuldade em lidar com situações de ira, stress ou frustração, falta de competências relacionais, fazer e manter amizades, colaborar, etc.

O factor-inovação relaciona-se com a integração dos "heartbuilders". Os heartbuilders são mentores voluntários, pessoas associadas a diferentes causas e áreas diversas, que vão à sala de aula inspirar as crianças através do seu exemplo. Desta forma, o desenvolvimento emocional constrói-se de mãos dadas com a cidadania, uma componente muito importante do projeto "Pequenos Corações Gigantes". E é curioso porque estes "heartbuilders" também foram distinguidos a semana passada pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, na Assembleia da República.

Tribuna Alentejo: E que papel têm estes "heartbuilders"?

 
Susana Pedro: Variam muito. Temos programas na área da inclusão, que são desenvolvidos em articulação com a APPCDM de Évora... Nesta área contamos também com uma "heartbuilder" de etnia cigana, que nos ajuda a desconstruir preconceitos e a facilitar o diálogo entre as crianças... Temos programas na área da proteção animal, com "heartbuilders" que têm um papel interventivo na área da defesa dos animais... Ao todo, temos 12 tipos de programas desenhados e testados, com impacto real nas crianças, onde estes voluntários desempenham um papel fundamental enquanto exemplos.
 

Tribuna Alentejo: E os resultados do programa são quantificáveis?

Susana Pedro: A avaliação de "Pequenos Corações Gigantes" considera diversos instrumentos, como questionários aplicados às crianças, aos pais e aos professores. Estes questionários são aplicados antes e depois da conclusão do programa, para que possamos comparar os resultados, que nos têm demonstrado, de uma maneira geral, que as crianças ficam mais auto-confiantes, aprendem a saber gerir a frustração ou a cólera nos momentos mais perturbadores, aprendem a comunicar as suas ideias de uma forma assertiva, ficam mais disponíveis para colaborar com os outros. Estes são aspetos muito importantes, porque se o ambiente na escola melhora, a criança fica mais predisposta a aprender coisas novas.

Tribuna Alentejo: Em que medida estas distinções contribuem para o desenvolvimento do projeto "Pequenos Corações Gigantes"?

Susana Pedro: Todas as distinções que a Sociedade do Bem tem recebido pelo projeto "Pequenos Corações Gigantes" têm sido muito importantes. Quando instituições como a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a Fundação Calouste Gulbenkian ou a Sic Esperança se associam à Sociedade do Bem, estão a afirmar publicamente que acreditam que este projeto faz todo o sentido existir nas escolas. Elas emprestam o seu prestígio e credibilidade a um projeto que tem como objetivo desenvolver competências emocionais e sociais desde cedo. 

O Prémio Nuno Viegas Nascimento, atribuído pela Fundação Bissaya Barreto, e a distinção da Confederação Portuguesa de Voluntariado foram as dsitinções mais recentes e que muito nos honraram. Em relação ao prémio Nuno Viegas Nascimento tivemos o privilégio de o receber em ex-aequo com uma outra associação que se dedica às crianças, a Ludotempo, e de partilhar com ela um prémio no valor pecuniário de 25 mil euros, que será muito útil na consolidação do projeto "Pequenos Corações Gigantes".
 
Acerca da Sociedade do Bem: Em 2015 a Sociedade do Bem © constituiu-se como associação sem fins lucrativos e, não obstante a amplitude e abrangência do seu objeto social, centra neste momento a sua atividade na implementação de um conjunto de programas de desenvolvimento de competências emocionais e sociais aliados à cidadania.
 
A Sociedade do Bem constitui-se como uma solução inovadora que pretende promover uma transformação da sociedade atual, através da educação das crianças e jovens.

Nesse sentido, a equipa multidisciplinar da Sociedade do Bem implementa programas de desenvolvimento emocional e social nas escolas:

  • Pequenos Corações Gigantes – Programa de desenvolvimento emocional e social  orientado por Heartbuilders, pessoas que têm uma intervenção positiva na sociedade e querem partilhar a sua experiência de vida e inspirar as crianças e os jovens a seguirem o seu exemplo;
  • Oficinas de Literacia Emocional e Social – Conjunto de 4 sessões que visam desenvolver competências ao nível da autoconsciência emocional, autocontrolo, consciência social e competências relacionais;
  • Programas para Famílias e Comunidade Educativa – Sessões dirigidas quer a a mães e pais que pretendam desenvolver as suas competências parentais, quer a educadores, professores e/ou assistentes operacionais que pretendam complementar os seus conhecimentos acerca de abordagens ou estratégias educativas.
  • Viagem ao Mundo das Emoções – Atividade de Enriquecimento Curricular dirigida aos 1.º e 2.º anos do Ensino Básico. 
  • Nós e os Outros – Atividade de Enriquecimento Curricular dirigida aos 3.º e 4.º anos do Ensino Básico. As Atividades de Enriquecimento Curricular inserem-se numa estratégia de articulação entre o funcionamento das escolas e a organização de respostas sociais no domínio do apoio à família das crianças do 1. ciclo.

Através desta metodologia, fomenta-se o autoconhecimento de forças e limitações das crianças, o autocontrolo que precisam ter perante os desafios, o conhecimento social necessário para compreenderem e empatizarem com os outros, as competências relacionais fundamentais para trabalharem em equipa e resolverem conflitos e ainda a capacidade de tomar de decisões éticas e seguras em sociedade.

A missão do projeto consiste em promover a empatia, o altruísmo e a positividade nas crianças e jovens através do exemplo. Os temas dos programas implementados nos diferentes contextos variam de acordo com os heartbuilders convidados: atualmente a Sociedade do Bem, vencedora da Bolsa Es Jovem | Nos Alive 2015 (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), do Prémio Por um Bairro Melhor (SIC Esperança) e do Prémio Nuno Viegas Nascimento, atribuído pela Fundação Bissaya Barreto, encontra-se a desenvolver diversos programas junto de salas de Pré-Escolar, 1.º ciclo e de crianças e jovens em instituições.

 

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