8 Outubro 2019      13:41

Está aqui

Peixe do Rio e pão num festival gastronómico dedicado ao povo do Guadiana

O rio Guadiana, que percorre o Alentejo, nasce nas lagoas de Ruidera, em Espanha e percorre 810 quilometros até à sua foz no Oceano Atlântico. Os povos instalados no que é hoje o Alentejo fizeram da pesca no Guadiana e no Ardila, com redes de tresmalho e a tarrafa, uma atividade exclusivamente artesanal, essencialmente como meio de subsistência. A força motriz dos rios foi também aproveitada para a moagem dos cereais, em moinhos instalados nos cursos de água, onde se produzia o pão também para subsistência.

Ligadas intimamente ao rio estavam também as lavadeiras, mulheres do povo que usavam a barrela para clarear os tecidos sovados pelo trabalho duro, onde entravam os seus braços fortes para lavar nas correntes dos rios. É este o cenário para o festival gastronómico que Moura recebe nos dias 19 e 20 de Outubro, o Festival do Peixe do Rio e do Pão.

Trata-se de um festival gastronómico e etnográfico que se reporta à época dos anos 30, do século XX, contemplando a representação de cenas da vida de antigamente, com alusão ao culto da pesca tradicional e do processo de fabrico do pão. O centro histórico de Moura estará decorado a rigor e irá receber várias atividades durante os dois dias de festival, com destaque para o desfile etnográfico, contos tradicionais, quadros vivos, exposições, animação circulante, animação musical, retrato à época, grupos corais, showcooking, artesanato ao vivo e jogos tradicionais. Durante os dois dias do Festival os restaurantes são convidados a confecionar pratos que tenham como ingredientes o peixe do rio e o pão, por forma a proporcionar à população e visitantes a possibilidade de degustar pratos que se encontram ligados à identidade e tradição do nosso concelho

O evento, é organizado pela Câmara Municipal de Moura, com o apoio da Comoiprel, Escola Profissional de Moura e Universidade Sénior de Moura.

Foto de capa de DR

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.