1 Junho 2018      17:57

Está aqui

Pegões vai ter cerâmica a energia 100% fotovoltaica

A Cerâmica de Pegões prepara-se para um projecto pioneiro de energia solar, aliada à plataforma GoParity e pertende investir cerca de 275 mil euros para vir a alimentar a produção da fábrica a 100% com energia fotovoltaica.

A Cerâmica de Pegões J.G. Silva, já tem experiência anterior em fontes de energia alternativa já que desde 2006 que toda a energia necessária para a secagem e cozedura dos tijolos provem da queima de biomassa (resíduos florestais). Segundo a plataforma de financiamento, graças a este investimento a empresa tornou-se mais competitiva, conseguiu reduzir 97% as suas emissões de CO2 para a atmosfera e assumiu um compromisso ambiental com os seus clientes, passando a produzir tijolos ecológicos.

Agora, através do financiamento colaborativo, a fábrica pretende instalar um sistema fotovoltaico de 250 kWp para consumo próprio. Serão cerca de 1000 módulos fotovoltaicos que irão gerar anualmente 408217 kWh. A cerâmica irá conseguir baixar os seus custos em energia e poupar, em média, mais de 4 000€ por mês e evitar o equivalente a mais de 179 ton de emissões de CO2 anuais.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.