10 Julho 2021      12:50

Está aqui

Pedalar pelo Síndrome de Asperger passa no Alentejo

Começa dia 13 a aventura solitária de Filipe Gaivão e que vai pedalar de Braga até Lisboa para sensibilizar para a Síndrome de Asperger.

Com um percurso total de 1.300 quilómetros, divididos em 12 etapas, esta sensibilização passa no Alentejo de 18 a 23 de julho ( Castelo Branco – Portalegre; Portalegre – Évora; Évora – Beja – Castro Verde; Castro Verde – Faro;  Faro – Odemira e Odemira – Setúbal) e termina a 24 de julho em Lisboa.

Esta iniciativa - Pedalar pela APSA” (Sociedade Portuguesa de Síndrome de Asperger) - conta e da APSA, da SIC Esperança e com o apoio de figuras como Mariana Monteiro, Cuca Roseta e Marisa Liz.

Em alguns locais, a APSA desenvolverá  sessões de sensibilização sobre a síndrome de asperger e de atendimento às famílias e, em Évora, a APSA conta com o apoio da Reitoria da Universidade de Évora.

A Síndrome de Asperger é uma perturbação neuro-comportamental de base genética. Pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações na iteração social, na comunicação e no comportamento. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, pelo que o diagnóstico se baseia num conjunto de critérios comportamentais.

Acompanhe o Filipe à sua passagem no Alentejo e apoie a causa.

ETAPAS

13 de julho – Braga – Montalegre

14 de julho – Montalegre – Vila Real

15 de julho – Vila Real – Viseu

16 de julho – Viseu – Guarda

17 de julho – Guarda – Castelo Branco

18 de julho – Castelo Branco – Portalegre

19 de julho – Portalegre – Évora

20 de julho – Évora – Beja – Castro Verde

21 de julho – Castro Verde – Faro

22 de julho – Faro – Odemira

23 de julho – Odemira – Setúbal

24 de julho – Setúbal – Lisboa (Casa Grande)

 

 

Imagem de mun-setubal. pt