23 Junho 2021      10:39

Está aqui

Passadiços do Pulo do Lobo deverão abrir ainda este verão

Os Passadiços do Pulo do Lobo estão “praticamente concluídos”, prevendo-se a sua inauguração ainda este verão, informa a Câmara Municipal de Serpa à Evasões.

Esta nova estrutura (composta por uma escadaria de madeira com 300 degraus e dois passadiços em sentidos opostos na margem esquerda do rio Guadiana) permitirá aceder com conforto e segurança ao sítio do Pulo do Lobo, uma cascata de 16 metros de altura onde água do rio se precipita com força sobre a rocha.

De acordo com o município, “a estrutura integrará também três zonas de estadia, com miradouros sobre o Guadiana, e duas pontes, uma delas sobre a ribeira do ‘beco do pulo’”. Além do passadiço de madeira serão instaladas sinalética e estruturas interpretativas do espaço natural, destinadas a sensibilizar os visitantes para a importância da conservação e preservação da natureza protegida pelo Parque Natural do Vale do Guadiana.

Contudo, a paisagem não será o único atrativo: os visitantes poderão também avistar várias aves rupículas que nidificam naquela área, como a andorinha-das-rochas (Ptyonoprogne rupestris), a cia (Emberiza cia) e o melro-azul (Monticola solitarius). Também será possível admirar a cegonha-preta (Ciconia nigra), a águia-real (Aquila chrysaetos) e o bufo-real (Bubo bubo), a maior ave de rapina noturna do mundo. E recorde-se que este é ainda o habitat do lince-ibérico.

Ao Boa Cama Boa Mesa, a Câmara de Serpa explica ainda que “para além de melhorar as condições de fruição do espaço pelo visitante, pretende-se informar e sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral, visitantes e turistas para a temática da conservação e preservação da natureza, incindindo sobre a riqueza natural, ambiental e paisagística do Parque Natural do Vale do Guadiana”.

 

Fotografia de boacamaboamesa.expresso.pt