22 Setembro 2020      11:21

Está aqui

Parque Monte Selvagem em Lavre recebeu 5 macacos-esquilo

A Reserva Animal Monte Selvagem, em Lavre, Montemor-o-Novo, recebeu recentemente cinco macacos-esquilo, avança o portal Sem Mais. Os animais foram entregues à instituição pela Animal Advocacy and Protecction (APP), organização europeia de bem-estar animal que distribui exemplares resgatados a particulares, circos ou comerciantes, seja por maus tratos, falta de condições de subsistência ou por se encontrarem ameaçados.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, os macacos esquilo não se encontram ameaçados de extinção, apesar de o seu habitat natural estar, progressivamente, a ser destruído. Além disso, estão também reportadas atividades de caça ilegal e de captura para comércio não autorizado a esta espécie.

Depois de reabilitados por veterinários especializados, zootécnicos e biólogos do comportamento, e quando os animais são capazes de se socializar em grupos e estão preparados para uma mudança, é procurado um alojamento permanente.

No Monte Selvagem os macacos-esquilo juntaram-se agora aos macacos rabo de porco, suricatas, saguins e coatis. De acordo com a informação da direção do parque alentejano, os cinco macacos-esquilo encontram-se com saúde, calmos e estão a adaptar-se facilmente ao novo habitat.

Dos cinco novos habitantes do Monte Selvagem, três fêmeas foram confiscadas a um particular na Polónia. Uma outra fêmea é proveniente de um zoo de Salzburgo, na Áustria, onde nasceu. O único macho do grupo foi igualmente confiscado a um particular em Espanha.

O parque Monte Selvagem alberga cerca de 250 animais de mais de 50 espécies diferentes, tendo sido distinguido como Melhor Empreendimento de Animação Turística do Alentejo 2012, atribuído pelo Turismo do Alentejo – ERT, e ganhou ainda os Prémios Portugal Cinco Estrelas, atribuídos em dois anos consecutivos, 2018 e 2019.

 

Fotografia de mascotarios.org

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.