16 Outubro 2020      08:55

Está aqui

Parque Monte Selvagem em Lavre corre o risco de fechar

O parque temático Monte Selvagem, na freguesia de Lavre, em Montemor-o-Novo, tem futuro incerto devido ao forte embate causado pela pandemia de covid-19.

Ana Paula Santos, diretora do parque selvagem, revelou à New in Town que este ano está a ser “muito atípico, difícil e muito preocupante”, acrescentando que “não sabemos se conseguiremos manter o parque no futuro”. A responsável esclarece: “encerrámos o parque a 13 de março e estivemos fechados durante dois meses e meio, precisamente na época de maior afluência de visitas escolares. Perdemos as visitas de 25 mil crianças em grupos escolares, que tinham as idas ao Monte Selvagem agendadas para entre março e junho (até final do ano letivo)”.

“Ao mesmo tempo, perdemos todos os visitantes em núcleos familiares que vinham nessa altura, essencialmente aos fins de semana, férias escolares, Páscoa, feriados do 25 de Abril e do 1 de maio… Apesar de em julho, agosto e setembro termos tido alguma afluência de visitantes, no final de setembro tínhamos 20% dos visitantes que tivemos no período homólogo de 2019 e cerca de 30% da faturação”, resume Ana Paula Santos.

Apesar da política “Clean & Safe” adotada pelo parque, Ana Paula diz que não é fácil: “a manutenção do bem-estar dos nossos animais e plantas, a manutenção dos postos de trabalho da nossa equipa técnica especializada, a manutenção dos equipamentos de apoio aos visitantes e da segurança das instalações e de todas as estruturas, requerem uma grande despesa constante”.

Como a única fonte de financiamento do Monte Selvagem são as receitas de bilheteira, loja e bar do parque, a diretora admite: “estamos muito aquém do que necessitamos para conseguir manter o parque”. A empresa já teve de recorrer a um financiamento bancário de apoio à covid-19 e os fornecedores habituais viram os seus pagamentos atrasados. “Esperamos conseguir reinventar o nosso Monte Selvagem, cumprir com todas as nossas obrigações e não ter de encerrar o parque definitivamente”.

Na página do parque existem formas de fazer donativos, “mas nem é preciso ir por aí, basta visitarem o parque. Já é uma enorme ajuda. Ao visitarem o Monte Selvagem, estão a ajudar a Conservação da Natureza e a viabilizar este projeto de responsabilidade ambiental e educativa”, revela a responsável.

O Monte Selvagem – Reserva Animal foi inaugurado a 8 de maio de 2004. Além de todas as espécies autóctones que habitam o seu meio natural, aloja dezenas de espécies selvagens e domésticas. É ainda um dos mais característicos espaços nacionais de alojamento e proteção da biodiversidade e de contacto com o meio natural em Portugal. Só este ano acolheu mais uma família de primatas resgatados, oriundos do AAP — Centro de Resgate de Animais Exóticos, nos Países Baixos, no âmbito da recolocação de animais resgatados, em colaboração com a AAP (Animal Advocacy and Protecction), uma organização europeia de bem-estar animal e é um dos aliados da nova coligação global “UNITED FOR #BIODIVERSITY”, criada este ano pela Comissão Europeia para ajudar a travar a perda atual de biodiversidade e proteger os ecossistemas.

 

Fotografia de ambientemagazine.com