Tribuna Alentejo
Negócios e Empresas

Park Hyatt abre em Comporta em 2029 numa estreia da marca em Portugal

A Hyatt Hotels Corporation e a promotora imobiliária portuguesa Coporgest anunciaram os acordos para o desenvolvimento, marca e operação do Park Hyatt Comporta e do Park Hyatt Comporta Residences, com abertura prevista para 2029. É a primeira vez que a marca Park Hyatt — o segmento mais exclusivo do portfólio da Hyatt, presente em Paris, Londres, Milão, Viena, Zurique, Marraquexe e Istambul — chega a Portugal, e a escolha recaiu sobre Comporta, no litoral alentejano. O hotel está planeado para incluir 58 quartos e suites, seis villas privadas de dois quartos, 22 residências com serviço completo, piscinas, espaço de wellness, campo de padel, clube infantil e uma colecção de restaurantes, ficando adjacente ao Campo de Golfe de Tróia e a 20 minutos de outros quatro campos. O projecto inclui ainda, no complexo mais amplo do Comporta Beach Resort, 31 villas de luxo adicionais e 49 apartamentos que formarão as Luxury Beach Residences by Coporgest.

A escolha de Comporta em detrimento de Lisboa ou do Algarve para a estreia da marca em Portugal é um sinal eloquente do estatuto que este lugar do litoral alentejano atingiu nas últimas décadas. A responsável global de marcas de luxo da Hyatt, Tamara Lohan MBE, descreveu Comporta como uma combinação rara de vida de praia descontraída, natureza protegida e espírito criativo, com uma sensação de calma que permaneceu admiravelmente intacta — qualidades que considera um enquadramento natural para a abordagem discreta ao luxo que distingue a marca Park Hyatt. Do lado português, o CEO da Coporgest, Sérgio Ferreira — fundador da empresa há 22 anos, com activos consolidados de 241 milhões de euros e um investimento acumulado de 280 milhões em mais de duas décadas —, sublinhou a ambição partilhada de criar um destino de luxo de referência no litoral alentejano.

A chegada do Park Hyatt reforça o posicionamento de Comporta no topo do mercado internacional de turismo de luxo, mas levanta também questões que a região já conhece: o equilíbrio entre o desenvolvimento turístico e a preservação do ambiente e do carácter que tornaram o lugar tão especial, o acesso à habitação para quem trabalha na região e o modelo de desenvolvimento que se quer para um litoral que não há muitos anos era ainda relativamente virgem. A Hyatt escolheu Comporta pela sua calma admiravelmente intacta. Preservar essa calma depois da chegada do Park Hyatt — e de tudo o que virá a seguir — é o verdadeiro desafio que se coloca à região.

Artigos relacionados

EDIA contrai novo empréstimo de 5,27 milhões de euros para pagar energia

Redação Alentejo

Alentejo coloca 7 iguarias da charcutaria tradicional nas melhores 20 portuguesas, segundo a prestigiada listagem do TasteAtlas

Redação Alentejo

Beja: projeto para “maior centro de cultivo de canábis da Europa” esfumou-se e deixou buraco de 8,5 milhões de euros

Redação Alentejo

Produção de amêndoa deve bater recorde com quase 115 mil toneladas em 2026

Redação Alentejo

Mais de 60% do vinho produzido no Alentejo não cumpre critérios de sustentabilidade. Processo de certificação já leva 13 anos

Redação Alentejo

Stet investe seis milhões em Beja e inaugura centro de capacitação industrial no Alentejo

Redação Alentejo