3 Agosto 2019      13:26

Está aqui

País celebra 90 anos do nascimento de Zeca Afonso

A 2 de agosto Zeca Afonso faria 90 anos e o País celebra o eterno cantor de Abril.

2 de agosto foi também o dia em que a Associação José Afonso (AJA) entregou no Ministério da Cultura uma petição, com mais de 11.400 assinaturas, que apela à salvaguarda e reedição da obra do cantautor, com o intuito de acelerar o processo de classificação da obra de José Afonso, com vista à sua proteção e reedição, já que grande parte da obra do cantor está indisponível no mercado discográfico e a Movieplay, que detém os direitos comerciais dos trabalhos de José Afonso e os "masters" das músicas gravadas, se encontra insolvente.

"Cantares do Andarilho", "Traz Outro Amigo Também", "Cantigas do Maio", "Venham Mais Cinco" e "Coro dos Tribunais", são alguns dos albúns mais conhecidos do cantor que todos conhecem pela brilhante "Grândola, Vila Morena", uma das canções escolhidas para anunciar a Revolução de Abril de 1974.

Zeca Afonso morreu em Setúbal, em 1987, de esclerose lateral amiotrófica.

Nos próximos dias estão previstas várias iniciativas culturais para assinalar o aniversário de nascimento de José Afonso, grande parte delas promovidas pelos diferentes núcleos da Associação José Afonso, como adianta do Expresso.

Ontem foi a vez de "Como se fora seu filho", em Grândola, com atuações do cantor Francisco Naia e do rapper Xoto, e um concerto dos Cais da Saudade em Setúbal, hoje, em Lisboa, José Afonso será evocado na apresentação do livro e disco "José Afonso ao vivo", pelo jornalista Adelino Gomes, com atuação de Filipa Pais, Maria Anadon, Zeca Medeiros e David Zaccaria. Em Aveiro, foi inaugurada ontem uma silhueta do músico na estação de comboios da CP, da autoria de Marcos Muge, e hoje, sábado, haverá um concerto dos Couple Coffee.

O Seixal celebrará a efeméride nos dias 9 e 10 com vários concertos, entre os quais de Francisco Fanhais, Manuel Freire, Tertúlia Coimbrã da Mira Tejo e Mário Barradas.

Na capa José Afonso por Vhils, foto de arquivo: D.R.