15 Dezembro 2020      09:48

Está aqui

Paço dos Henriques em Alcáçovas é candidato a Património Europeu

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo entregou, na Direção Regional de Cultura do Alentejo, a candidatura do Paço dos Henriques, em Alcáçovas, à Marca do Património Europeu (MPE), avança o município em comunicado.

A Marca do Património Europeu, instituída em 2011, engloba mais seis sítios localizados em outros tantos Estados Membros da União Europeia, que possuem um Património Imaterial similar, onde foram assinados relevantes Tratados de Paz.

A candidatura foi apresentada na categoria de “sítio transnacional” que, segundo a autarquia, se trata de “um sítio que associa vários sítios localizados em diferentes Estados-Membros que se centram num tema específico”. Além do Paço dos Henriques como sítio coordenador, esta candidatura integra também o Conjunto Histórico de Alcañices (Espanha), o Castelo de Trencin (Eslováquia), a Casa da Paz de Vasvár (Hungria), o Mosteiro de S. Francisco de Zadar (Croácia), o Parque da Fonte Histórica de Kaynardzha (Bulgária) e o Museu Nacional Cotroceni de Bucareste (Roménia).

De acordo com a autarquia, esta MPE tem como objetivo “distinguir sítios que representem um forte valor simbólico europeu e que confiram visibilidade quer à história comum europeia e à construção da União Europeia (UE), quer aos valores europeus e aos direitos humanos que são o sustentáculo do processo de integração europeia”.

A candidatura foi desenvolvida em estreita colaboração entre o município de Viana e a Associação European Network of Places of Peace, com base num Protocolo assinado entre as duas entidades.