14 Julho 2020      16:55

Está aqui

Os bonecos estremocenses sobem ao altar, mas Nossa Senhora das Candeias brilhou!!!

No dia 10 de julho o belo jardim público de Mourão recebeu a final distrital do programa da RTP “7 Maravilhas da Cultura Popular”. O programa foi transmitido em direto, mas devido à situação pandémica que o país atravessa, não pôde contar com a presença de público. Esta final realizou-se no referido concelho, pois dita o regulamento que tem de ocorrer no de menor dimensão de entre os finalistas.

De entre as candidaturas presentes nesta final regional, a de Mourão: “Procissão em honra de Nossa Senhora das Candeias” obteve um meritório 2º lugar. Obviamente que o objetivo era o de sermos finalista em representação do distrito de Évora. Desta vez o pequeno “David” não conseguiu derrotar todos os “Golias”. Estou orgulhoso da resposta que demos, não só nós mouranenses, mas também muitos dos nossos amigos. Contámos ainda provavelmente com muitos votos de pessoas que não tendo afinidade com o nosso concelho votaram na nossa candidatura, simplesmente por acharem que merecia. Esperamos por todos vós no próximo dia 2 de fevereiro de 2021 para mais um capítulo desta histórica e bela Procissão em honra de Nossa Senhora das Candeias em Mourão.

Embora os bonecos de Estremoz (parabéns pela vitória!) tivessem tido um maior número de votos, a divulgação nacional da procissão em honra de Nossa Senhora das Candeias, de cariz religioso, ocupou um lugar de grande destaque, tendo sido levada para além do contexto nacional pelos nossos emigrantes. Uma luz que se acendeu e que veio confirmar e reforçar a imagem desta "maravilha" que faz parte da cultura, da história e identidade das gentes de Mourão e arredores...

Um obrigado a todos os mouranenses que, cada um à sua maneira colaborou com a candidatura e um cumprimento especial também aos nossos emigrantes, que apesar de não poderem votar (as votações só são permitidas para números de telefone portugueses) ajudaram à dinamização da candidatura nas redes socias e de certo aproveitaram para matar saudades da nossa terra e da sua padroeira.

Mas, ao ficarmos em 2º lugar vamos ter direito a uma repescagem no dia 16 de agosto. Vai ser novamente o “David” Mouranense contra os 19 “Golias”. Passam 8. Temos que ser uma das 8 candidaturas a património cultural de Portugal a passar. Merecemos ser um dos pré-finalistas. Vamos à luta “com a dignidade e simplicidade que nos caracterizam”.

-----------------------

Rui Vitorino, tem 42 anos, natural de Mourão, é licenciado em Sociologia, mestrando em Políticas Públicas e Presidente da Assembleia Municipal de Mourão