8 Novembro 2016      15:07

Está aqui

ORDEM, CAOS E UTOPIA POR CARLOS ZORRINHO

A Sala das Bellas Artes da Universidade de Évora recebe Carlos Zorrinho, eurodeputado e professor naquela academia para uma conversa acerca de um livro publicado na transição do milénio (em 2000) e que quis dar contributos para a história do século XX. 17 anos depois Carlos Zorrinho revisita Ordem, Caos e Utopia, até porque "O passado é histórico, o presente é caótico e o futuro é utópico." Dia 10 de novembro, às 16h30, no Colégio Espírito Santo, em Évora.

"Ler e falar de" é uma nova rubrica mensal da BGUE, que se destina a valorizar o livro e a estimular a leitura. "Ler e falar de" é um espaço  que se destina a todos nós: Academia, residentes na cidade de Évora, turistas, a todos aqueles para quem o livro tem um lugar importante nas suas vidas.

José Carlos das Dores Zorrinho, casado, 2 filhos, nasceu em Óbidos em 28 de Maio de 1959. Filho de militar viveu a sua infância entre a então metrópole e as regiões ultramarinas. Completou a escola primária em Lourenço Marques (hoje Maputo) e em Santiago do Escoural. A formação secundária foi repartida entre Caldas da Rainha, Luanda e Évora.

A restante formação académica foi obtida na Universidade de Évora, onde se licenciou em Gestão de Empresas em 1983, doutorou em Gestão da Informação em 1991, e fez agregação em Organização e Direção de Empresas em 1997. É Professor Catedrático do Departamento de Gestão dessa Universidade desde 1999.

Para além da vida académica, desenvolveu um percurso de representação política no plano autárquico, nacional e europeu. Foi várias vezes eleito para órgãos autárquicos e deputado à Assembleia da República. Desempenhou diversas funções de nomeação política no plano regional, nacional e internacional. É atualmente membro da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo e deputado no Parlamento Europeu.

Colaborador habitual da imprensa regional, nacional e internacional, publicou diversos artigos científicos e vários livros, entre os quais; Gestão de Informação", Presença, 1991; Ordem, Caos e Utopia", Presença, 2001; "Gerir em Complexidade ", Silabo, 2003 - em co-autoria, "Novo Ciclo - A Política do Futuro", Ed. Notícias, 1999 - obra coletiva, "Terceira Via", FENDA", 1996 - obra coletiva, "Novas Cartografias para o Século XXI", FENDA, 1998 - obra coletiva, "Gestão da Informação-condição para vencer", IAPMEI 1995, "Urbanismo Organizacional" - Sílabo, 2007 - em co-autoria, Gestão da Felicidade, ensaio sobre um futuro desejável - Bnomics, 2012, À Esquerda da Crise - Vega 2013 - obra coletiva e Portugal sem medo - Chiado, 2014.