22 Março 2023      11:42

Está aqui

Olival e amendoal são as principais culturas de Alqueva

No ano passado, a cultura do olival ocupava uma área de 67.801 hectares no empreendimento de fins múltiplos de Alqueva, valor que, no espaço de seis anos, apresentou um aumento de aproximadamente 28.400 hectares, noticia a Rádio Pax, com base nos dados disponíveis no Anuário Agrícola de Alqueva referente a 2022, publicado recentemente pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA).

Ainda de acordo com este documento, as receitas brutas obtidas com o olival intensivo situaram-se entre os 5.850 e os 6.300 euros por hectare.

A EDIA avança ainda que o investimento estrangeiro mais significativo em Alqueva é o espanhol e que este se destina sobretudo ao olival.

Também o amendoal, que ocupa a maioria das áreas disponíveis de Alqueva, teve um crescimento importante, com uma subida de 22% em relação ao ano anterior.

Em 2022, foram inscritos nos perímetros de rega de Alqueva 23.533 hectares de amêndoa, sendo, de acordo com a EDIA, citada pela rádio, o interesse por esta cultura “impulsionado pelo preço da matéria-prima”.

 

Fotografia de agriculturaemar.com