9 Janeiro 2018      10:55

Está aqui

OLARIA TRADICIONAL DE VIANA DO ALENTEJO EM DOCUMENTÁRIO

Viana do Alentejo é dona de uma olaria muito particular e ancestral que está em vias de se perder. Para contrariar um número cada vez mais reduzido de "mestres da arte" o município tem multiplicado as iniciativas e eventos que sublinham essa riqueza patrimonial e que não se pode perder. Uma das medidas mais emblemática que tomou foi lançar um programa de formação de oleiros onde neste momento aprendem o ofício 16 formandos naquela vila alentejana.

Para a salvaguarda da olaria tradicional de Viana do Alentejo contribui também a investigação que tem sido feita em torno da temática, destacando-se o livro “ILARVS – Contributo para o estudo da olaria tradicional de Viana do Alentejo” e o documentário “Viana do Alentejo: Terra de Barro”, de António Menezes sobre a olaria tradicional do Concelho de Viana do Alentejo e que é apresentado naquela localidade a 13 de janeiro, às 15h30, no Cineteatro Vianense.

Produzido e realizado por António Menezes, o documentário com a duração de 50 minutos, pretende retratar a produção oleira vianense até aos nossos dias, recordando os métodos de produção tradicionais e os tempos áureos da olaria vianense, dando voz a um conjunto de temas e de pessoas relacionados com o contexto oleiro vianense, com especial destaque para nomes como Aníbal Alcino, Francisco Lagarto e Júlio Resende.