8 Março 2022      09:05

Está aqui

Odemira oferece 2 425 plantas e árvores autóctones

O município de Odemira vai promover, entre 19 e 21 de março, a iniciativa “Vamos plantar!”, que irá oferecer 2 425 plantas e árvores autóctones à população e escolas do concelho, no âmbito do Dia Mundial da Árvore.

Em comunicado, a autarquia explica que o objetivo é sensibilizar e destacar a importância da preservação destas plantas e árvores, “quer para o equilíbrio ambiental e ecológico, quer como para a qualidade de vida dos cidadãos”.

A iniciativa vai decorrer no espaço dos Viveiros Municipais, em Boavista dos Pinheiros, nos dias 19, 20 e 21 de março, no período entre as 10.00/12.00 e as 14.00/16.00 horas. Vão ser oferecidas 1 250 plantas à comunidade, mediante inscrição, e um total de 1 175 plantas às escolas do concelho, sendo disponibilizadas várias espécies, desde sobreiro (quercus suber), carvalho comum (quercus robur), carrasco (quercus coccifera), pinheiro manso (pinus pinea), medronheiro (arbutus unedo), alfarrobeira (ceratonia siliqua) e alecrim (rosmarinus officinalis).

De acordo com a mesma fonte, os interessados devem formalizar a sua inscrição online através de formulário disponível no site da autarquia até ao dia 15 de março. A iniciativa é dirigida a maiores de 18 anos e limitada ao stock existente: será oferecido o máximo de 5 plantas por inscrição.

Adicionalmente, o município refere que irá entregar compostores domésticos aos cidadãos inscritos na campanha “Vamos Compostar”, uma iniciativa para a promoção da compostagem, “através da cedência, a título gratuito, de 600 compostores domésticos e a disponibilização de equipamento comunitário, para aumentar a reciclagem dos biorresíduos na origem e evitar o seu envio para aterro”.

Esta iniciativa conta com financiamento do programa  “Biobairros – da terra à terra” do Fundo Ambiental. A entrega decorrerá nos dias 19 e 21 de março, entre as 14.00 e as 16.00 horas.

 

Fotografia de greenme.com.br