31 Maio 2019      15:27

Está aqui

Odemira mobiliza-se para ajudar pescadores que perderam barcos em incêndio

Ajudar os pescadores da Azenha do Mar, no concelho de Odemira, que viram as suas embarcações atingidas pelo incêndio que ocorreu na noite de 6 de maio, no portinho de pesca da aldeia, é o objetivo da Campanha de Solidariedade que está a ser desenvolvida junto da comunidade e empresários locais.

O incêndio, de origem desconhecida destruiu e danificou seis embarcações e danificou ainda alguns equipamentos do portinho de pesca. Das onze embarcações ali estacionadas naquela noite, duas foram totalmente consumidas pelas chamas e outras quatro sofreram danos de diferentes graus, sendo o prejuízo total calculado em cerca de 100 mil euros. 

A campanha de Solidariedade inclui um conjunto de iniciativas para angariação de fundos que reverterão para a aquisição e ou reparação das embarcações afetadas, em que uma percentagem da receita será doada a Comunidade Piscatória afetada pelo incêndio. Serão também solicitados apoios a empresas locais.

Para o efeito foi constituída uma conta bancária junto da Caixa Agrícola, com o objetivo de recolher donativos, sendo a titular a Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar, com os dados: NIB 0045 7021 4031 3699 3159 0  | IBAN PT50 0045 7021 4031 3699 3159 0.

A campanha é lançada no dia 31 de maio, o Dia Nacional do Pescador, data que assinala a publicação do Decreto-lei 15/97 que instituiu o primeiro regime jurídico do contrato de trabalho a bordo das embarcações de pesca e que consagra direitos sociais básicos para os pescadores.

A Azenha do Mar é uma pequena comunidade piscatória que opera com embarcações de pequenas dimensões e utiliza artes de pesca associadas à pesca artesanal.

A campanha resultada da parceria entre a Junta de Freguesia de S. Teotónio, Município de Odemira, Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar e os proprietários de embarcações atingidas.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.