Odemira prepara-se para voltar a celebrar Amália Rodrigues, que tinha uma ligação forte ao Brejão, onde tinha a sua casa de férias. O município, responsável pela organização das celebrações, tem preparadas visitas à casa de férias da fadista, inauguração de pinturas murais e noite de fados.
No dia 6 de outubro, o Município de Odemira e a Fundação Amália Rodrigues vão promover o evento “Odemira recorda Amália”, um evento evocativo e de homenagem à fadista com várias ações a decorrer na localidade do Brejão, freguesia de S. Teotónio, onde Amália tinha a sua casa de férias. No mesmo dia, entre as 15.00 horas e as 17.00 horas, decorrerão visitas à casa de férias da Amália Rodrigues, sendo realizada uma Missa Campal, no local, pelas 17.00 horas. Pelas 18.30 horas, terá início a inauguração oficial das Pinturas Murais alusivas à Amália Rodrigues, da autoria do artista Ivo Santos (Smile), no Bairro Social do Brejão.
Para terminar em grande o evento evocativo de Amália Rodrigues, está agendada uma Noite de Fados, no Centro Sociocultural do Brejão, a partir das 22h00, com a participação dos fadistas Joana Luz e Hélder Moutinho.
O artista Ivo Santos, que assina como Smile, criou durante o mês de agosto quatro murais de arte pública na localidade do Brejão, dedicados ao percurso artístico e de vida da fadista Amália Rodrigues, numa iniciativa promovida pelo Município de Odemira, com o apoio da Fundação Amália e da Associação Cultural e de Desenvolvimento Económico-Social do Brejão. Com esta intervenção, o rosto de Amália Rodrigues passará a fazer parte da paisagem local, de modo a transmitir que Amália Rodrigues acarinhou o concelho de Odemira da mesma forma que a fadista foi acarinhada a população local, em especial no Brejão.
Imagem de capa de comunidadeculturaearte.com
Siga o Tribuna Alentejo no e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão