11 Abril 2019      09:21

Está aqui

Sabe o que são Alcôncoras de Odemira? São candidatas às 7 Maravilhas Doces de Portugal

O Município de Odemira candidata as Alcôncoras de Amoreiras-Gare ao concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, na categoria de Biscoitos e Bolos Secos. A participação na iniciativa pretende promover este doce regional e o território onde é confecionado, bem como contribuir para um processo que conduza ao registo desta receita antiga.

Para além da promoção deste doce regional e do território onde é confecionado, na candidatura deste doce alentejano foi tida em consideração a oportunidade de divulgar e valorizar as Alcôncoras de Amoreiras-Gare, pela sua contribuição e preservação desta receita antiga da doçaria regional alentejana, de forte identidade local.

Algumas referências históricas e literárias associam a Alcôncora à simplicidade da vida rural alentejana e a um tempo em que não era comum haver doces à mesa. Amoreiras-Gare assumiu a sua Alcôncora, distinta e concebida para durar, por conseguir preservar as suas propriedades por mais de três meses. Eram bolos que não faltavam nos mastros de promessa. Erguiam-se para agradecer as melhoras de um familiar doente ou o regresso de um militar a casa, sendo depois arriados e as Alcôncoras repartidas pelos presentes.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.