24 Julho 2021      08:42

Está aqui

Obras de Nelson Mandela expostas em Estremoz

É na Galeria de arte da adega alentejana “Howard’s Folly”, em Estremoz, que está patente uma coletânea de obras de artes que durgiram pela mão de Nelson Mandela.

A 12 de setembro, pode ver estas obras realizadas pelo político e ativista sul-africano, numa mostra que surge de uma iniciativa da fundação House of Mandela Art, em associação com a Sovereign Art Foundation.

São, ao todo, 36 criações, datadas de 2001 a 2005, e que espelham um pouco da já conhecida história da vida do líder político; dividem-se em duas séries de desenhos e pinturas: a Série Luta e a Série Ilha Robben.

A Série Luta (Struggle Series) é composta pela primeiras obras de Mandela; são cinco desenhos que sintetizam a história da sua vida: o Punho Cerrado, que representa os anos de luta; a Prisão – as suas mãos atadas que simbolizam o seu encarceramento durante 27 anos, a Liberdade – o partir os grilhões; a Unidade – Nelson Mandela não se limitou a unir a sua nação e continente, tendo estendido a sua mão de amizade a todo o mundo; e a Mão – a sua mão estendida na direção da mão de uma criança, refletindo a sua crença nos mais jovens.

A Série Ilha Robben (Robben Island Series), de 2002, nasce quando Nelson Mandela decidiu criar uma série de gravuras que evocassem o tempo que passou na prisão de Robben Island, tendo mesmo aí regressado  para melhor capturar a sua essência usando cores garridas numa série de trabalhos intitulados a A cela, A janela, A igreja, O farol e O porto. 

O local para esta exposição exclusiva, a galeria de arte da Howard’s Folly, foil escolhido pelo sul-africano Mitch Webber - guardião destas obras e proprietário do “The Place at Evoramonte”, e que as trouxe a Portugal pela primeira vez em 2019.

As imagens expostas tratam-se de gravuras, algumas delas assinadas, da coleção da fundação House of Mandela Art, que estarão à venda (preços desde os €150 até aos €42.760) e cujas receitas reverterão para a Fundação House of Mandela Art e a Sovereign Art Foundation.

A inauguração está marcada para hoje, 24 de Julho, pelas 18h, e contará com a presença de Howard Bilton, proprietário da adega, colecionador de arte e presidente fundador da Sovereign Art Foundation, instituição de caridade que apoia crianças da rua na Ásia através de terapia de arte.

 A entrada/doação é de 1 euro e reverte para apoiar crianças carentes, através da Sovereign Art Foundation.

A Howards Folly é uma adega urbana, dedicada à produção de pequenos lotes de vinhos premium, elaborados a partir de uma seleção de algumas das melhores castas portuguesas e surge de um projeto idealizado pelo empresário britânico e colecionador de arte Howard Bilton e pelo enólogo australiano David Baverstock.