Integrado no projeto Erasmus +, da Comissão Europeia, a iniciativa ARCHI’Nature tornará possível o surgimento de obras de arte no Lago Alqueva, por iniciativa do Município de Reguengos de Monsaraz.
Durante dois anos, e já a partir do próximo mês, serão criadas obras de arte sobre o Lago Alqueva, numa iniciativa que promoverá uma dinâmica cultural envolvendo a comunidade escolar e os cidadãos.
O objetivo da iniciativa é desenvolver um conjunto de trabalhos artísticos e instalações temporárias que considerem a valorização da riqueza ambiental.
Além do representante alentejano e nacional, o Lago Alqueva, neste ptojeto estão também os lagos Iseo (Itália), Annecy (França), Kerkini (Grécia) e Aiguebelette (França).
O ARCHI’Nature pretende aliar a criatividade ao ambiente e ao bem-estar, com o urbanismo e a arte a beneficiarem o relacionamento do homem com o seu ambiente. A Iniciativa quer também fortalecer a inclusão social através das artes, promovendo uma participação inovadora e um diálogo intercultural ligando os intervenientes na área da educação com os do setor cultural e criativo.
Para José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, “o projeto visa fortalecer a cooperação intersectorial com ênfase na criatividade, cidadania europeia e consciência cultural de todos os cidadãos. Pretende também fortalecer o sector social através das artes, promovendo a inovação participativa e procurando estabelecer diálogos interculturais”.
Imagem da página de facebook do festival Archinature