24 Março 2018      23:24

Está aqui

Obra de Luís Ferro revela alguns segredos da Cartuxa

Terá o nome de a “O Eremitério da Cartuxa de Évora. Arquitectura e Vida Monástica” e promete revelar tudo o que ainda não sabe sobre o Mosteiro da Cartuxa de Évora.

De finais do século XVI e casa única, em Portugal, dos monges cartuxos, o também conhecido por Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, vai ver revelados alguns segredos e especificidades da sua arquitetura.

O arquiteto Luís Ferro pretende dar um contributo para conseguir explicar o conceito de mosteiro desta ordem monástica e cuja arquitetura que mesclava o universo do sagrado e uma conceção de habitação muito forte.

 

O arquiteto - formado na Universidade de Évora - realizou uma análise cuidada dos elementos escritos e também desenhados, como por exemplo nos projetos originais do mosteiro, alguns nunca publicados, consultados ou catalogados.

 

Luís Ferro, em 2016, foi um dos galardoados na 4.ª edição do Prémio Arquitetos Agora e é aluno do programa de doutoramento em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura do Porto e Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 

Imagem de agencia.ecclesia.pt