20 Janeiro 2016      14:59

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O VERGONHOSO APELO À DESEDUCAÇÃO

Tinha prometido a mim mesmo evitar voltar a escrever, pelo menos nos tempos mais próximos, sobre questões relacionadas com finanças pessoais. É que às vezes pode parecer paranoia minha… mas não consegui resistir! E tudo por causa de um sms que recebi… Mas vamos por partes.

Como a generalidade dos mortais, tenho que fazer compras. E como muitos de vós, procuro descontos, promoções e afins. Como tal, tenho cartão de cliente em vários supermercados.

Recentemente uma das marcas da grande distribuição em Portugal lançou um cartão de crédito. Como não sei as regras da publicidade, só posso dizer que o nome desse cartão começa em “U” e acaba em “o” (e o leitor confirmará que no meio se escreve com “nivers”). Recebi o cartão em casa, com a proposta de adesão. Já tinha ouvido a publicidade, houve uma questão que não me agradou e inutilizei o cartão (está lá em casa para os miúdos brincarem).

Nos últimos dias recebi a tal sms que diz, e copio diretamente: “Na Worten tem 20% talão em todos os produtos +3% em Cartão Continente ao pagar com UNIVERSO de 8 a 10 janeiro (exclui modalidades especiais s/ juros).” E depois continua com mais algumas coisas e termina com uma TAEG de 17,9% e uma TAN de 18,22%.

Eu não sou contra os cartões de fidelização deste género. Sei que os descontos que são dados em cartão são uma estratégia de marketing pois as pessoas voltam para utilizar os saldos em cartão, compram, criam mais saldos, voltam a comprar… e assim sucessivamente. Também não sou contra os cartões de crédito, e já tive oportunidade de explicar o porquê numa crónica anterior. De forma resumida, para quem não acompanha as minhas crónicas: o cartão de crédito é a única forma que eu conheço de se pedir crédito a uma instituição financeira sem que se pague qualquer juro.

É esta última situação que me deixa totalmente insatisfeito. Eu sei que ninguém dá nada a ninguém. Sei que os 10% que recebo em talão são pagos de outra forma qualquer. Sei que os 3% adicionais também são pagos de outra forma qualquer. Mas acho de uma falta de bom senso (para ser simpático…) dizerem que os 3% apenas podem ser utilizados por quem utiliza o cartão com juros. Numa compra de 100€ o consumidor, para ter mais 3€ em cartão, e considerando as informações anteriores, vai pagar 10,14€ de juros (em cima disto há imposto do selo e eventualmente mais algumas comissões).

Quem tenha o cartão mas sem pagamento de juros fica sem possibilidade de ter os 3% adicionais. E foi este o principal apelo que me fez, desde logo, nem sequer pensar na possibilidade de ativar o cartão… Deseducação financeira? Não obrigado…

Imagem de capa daqui.