19 Maio 2022      11:02

Está aqui

“O Tapete está na Rua” volta à vila de Arraiolos em junho

A iniciativa “O Tapete está na Rua”, promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos, volta à vila alentejana de 8 a 12 de junho, para salvaguardar, divulgar e dar a conhecer os “saberes e saberes fazer” da região.

Em comunicado, a autarquia refere que a iniciativa integra um conjunto de atividades culturais, nomeadamente exposições, animação cultural, colóquios e debates, com especial destaque para a “Mostra de Tapetes de Arraiolos” no Centro Histórico da Vila.

Segundo a mesma fonte, o objetivo é “dinamizar a economia local e dar a conhecer o artesanato, a gastronomia e outros produtos locais”, além de “salvaguardar, preservar e divulgar a qualidade e diversidade da identidade arraiolense e alentejana, valorizando o artesanato mais genuíno: o Tapete de Arraiolos”.

Assim, a valorização do Tapete de Arraiolos e a promoção desta arte terá um espaço privilegiado no encontro “Património Cultural Imaterial no Alentejo: Da Recolha e Inventariação à UNESCO”, que constitui “mais um passo no caminho para a inscrição do Tapete de Arraiolos por parte da UNESCO como Património Imaterial da Humanidade”.

O município destaca ainda que, durante o evento, os largos e as ruas da vila se abrem “em mostras e exposições que refletem a diversidade cultural dos que o Alentejo viu nascer ou daqueles que encontraram nestas terras fonte de inspiração”.

Note-se que os tapetes de Arraiolos são têxteis bordados de qualidade, sendo, há séculos, imagem de marca indissociável da vila e do concelho. São “arte antiga feita de muitos ‘saberes’ e um mesmo ‘saber fazer’ que artesãs exímias souberam construir”, acrescenta a mesma fonte.

 

Fotografia de rr.sapo.pt