6 Março 2020      09:48

Está aqui

O retorno do Abutre-Preto à paisagem alentejana retratado em filme

A Wildstep Productions, de Daniel Pinheiro e Luís Pinheiro, produziu para a Herdade da Contenda, EM um filme documental centrado na biodiversidade da Contenda, com recurso a tecnologia 4K.

O vídeo, co-financiado pelo Interreg V A Espanha-Portugal, no âmbito do Projeto Orniturismo, aborda a história, paisagem e biodiversidade da Herdade, com destaque para o Abutre-preto e para o projeto de conservação da espécie.

Com a duração de 8 minutos e disponível nas plataformas eletrónicas do município e da empresa municipal, o documentário revela a beleza e a biodiversidade que caracterizam a Herdade da Contenda, com cerca de 5267ha e propriedade do município de Moura.

Destaca-se a referência ao Abutre-Preto, que voltou a nidificar com sucesso neste território nos últimos anos, incluindo-se imagens alusivas ao percurso de Murtigão, abutre-preto nascido na Contenda em Abril de 2018 e marcado pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN) no verão do mesmo ano com emissor GPS cedido pela Vulture Conservation Foundation.

No início dos anos 70, o abutre-preto extinguiu-se em Portugal devido a vários fatores como a perseguição (acusado de causar danos); a destruição do habitat de nidificação (destruição de mata nativa para florestamento, derrube de árvores durante a época de acasalamento, limpeza de vegetação rasteira, construção de novos trilhos para extração de madeira ou queimadas); o uso ilegal de venenos e os novos padrões sanitários que a União Europeia criou após o surto de Encefalopatia Espongiforme Bovina.

Pela sua importância e biodiversidade, a Herdade da Contenda integra uma Zona de Proteção Especial e um Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.

O filme pode ser visto em https://youtu.be/1eOgTZ0YpmI

 

Imagem de capa de Juan Lacruz/Wiki Commons