15 Junho 2017      07:21

Está aqui

O PRINCÍPIO DO FIM DA CONTAMINAÇÃO DAS VELHAS MINAS DE MÉRTOLA

Ao todo são mais de 20 milhões de euros que serão gastos no projeto de recuperação ambiental do antigo complexo de S. Domingos, em Mértola, no Baixo Alentejo e que chegou a ser a maior exploração mineira do país.

Dividos em seis fases, os primeiros trabalhos começaram o mês passado e deverão estar concluídos em agosto de 2018, quando estiver executada uma bacia de retenção e um complexo sistema de canais para desvio de águas contaminadas no vale da ribeira de S. Domingos e separação das águas limpas, o que vai significar menos águas ácidas e contaminantes no rio Chança e no Guadiana.

A segunda fase arranca após o concurso público que é lançado dentro de dois meses e inclui a recuperação do sistema de canais de recolha de águas de escorrência superficial na margem esquerda do vale da ribeira de S. Domingos e deverão arrancar em abril de 2018, sendo que estarão concluídas em abril de 2019.

O projeto de recuperação ambiental do antigo complexo da mina de S. Domingos, que foi desativada em 1966, vai decorrer em seis fases e implicar um investimento total previsto de 20 milhões de euros, financiados em 85% com fundos comunitários.

Imagem de capa de portugalfotografiaaerea.blogspot.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.