23 Dezembro 2016      16:04

Está aqui

O PÃO ALENTEJANO NÃO ERA ASSIM TÃO ALENTEJANO

Surge agora um pão 100% português, se acha que é novidade, fique a saber que cerca de 95% do pão que se come em Portugal é importado, no entanto, os produtores nacionais querem inverter esta situação criaram um clube de produtores que visa produzir pão 100% português para uma cadeia de hipermercados nacional do grupo SONAE.

O problema não é o pão em si, é a farinha utilizada na sua confeção – normalmente com trigo como base – e que a produzida em Portugal – de acordo com o INE - Instituto Nacional de Estatística -  só responde a 5% das necessidades nacionais. Em 2015 foram importadas cerca de 1,3 milhões de toneladas de cereais e exportamos apenas 17 mil toneladas, a maior parte arroz.

Portugal está dependente do mercado externo de cereais, sobretudo no que toca ao trigo e à cevada.

A vontade de um pão 100% português juntou, num mesmo projeto, cientistas, retalhistas e padeiros e panificadoras e resultou num produto genuinamente nacional, produzido a partir da recuperação de variedades portuguesas de trigo.

A base deste projeto é alentejana; foi em Elvas, na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas que começou com o estudo e desenvolvimento de variedades de trigo português e que deu origem a uma produção de 25 toneladas de trigo alentejano (20 toneladas de farinha).

 

Imagem de olhapim.blogspot.pt