13 Abril 2019      18:31

Está aqui

O Festival “Política” chega a Évora

A política já tem um festival e vai chegar ao Alentejo. Se há coisa que os portugueses gostam é de discutir política. Se a política se discute na rua, no café, na fila dos correios, porque não num festival?

O objetivo deste festival é o de aproximar as pessoas da política e, após a discussão de temas como a abstenção e os direitos humanos, este ano, marcado pelas eleições europeias, o tema desta terceira edição do Festival Política será a Europa.

Quer promover uma maior consciência política e social, e mostrar o poder da cidadania na reformulação da identidade europeia, marcada pelo multiculturalismo e interdependência, promovendo a redução da abstenção nas eleições.

As anteriores edições realizaram-se somente em Lisboa, no entanto, esta terceira irá realizar-se também em Évora (de 30 de maio a 1 de junho, no Teatro Garcia Resende) e Braga (entre 9 e 11 de maio, no Gnration), além da capital (25 e 28 de abril, no Cinema São Jorge).

O vídeo de promoção do evento é da autoria do conhecido publicitário Edson Ataíde e, em Lisboa, será distribuído o jornal “Festival Política” e que terá reflexões e números sobre a Europa, o tema central deste ano.

O Festival inclui debates, projeção de filmes, exposições, workshops, concertos, atividades para crianças e até um encontro entre participantes do festival, deputados e candidatos ao Parlamento Europeu.

Dentro das questões a debater estarão o populismo e a questão das migrações e que estão a criar divisões no espaço de opinião europeu, além do Brexit e das fake news.

Será também exibido o filme “The Trial: The state of Russia vs Oleg Sentsov” e que trata sobre o cineasta que manifestou oposição à anexação da Crimeia pela Rússia, premiado com o Prémio Sakharov - atribuído pelo Parlamento Europeu.

O Festival é uma organização da Associação Isonomia, e é produzido pela Produtores Associados, contando com o apoio da EGEAC, Câmara Municipal de Évora, Câmara Municipal de Braga, Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão Nacional de Eleições, Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e representação da Comissão Europeia em Portugal.

 

Imagem de facebook.com/festivalpolitica

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.