2 Agosto 2020      13:45

Está aqui

O Festival Internacional de Cinema de Marvão vai decorrer esta semana

O Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara regresso já esta semana, de 6 a 11 de agosto, numa dezena de lugares da raia de Portugal e Espanha.

Serão cerca de 20 filmes, nesta edição VIII, numa versão compactada do festival, que cumprirá todas as regras da DGS. A estreia cabe ao filme "O que arde", do realizador galego Oliver Laxe.

Mas apesar de mais curto, o festival apresenta algumas novidades, como por exemplo, uma sessão drive-in, em Carbajo, Espanha, no dia 7, ou propostas de cinema online.

Este festival tem por génese a aposta na divulgação do cinema de autor junto das populações raianas e que têm menos acesso à cultura. A maioria das sessões são realizadas à noite e ao ar livre, e os filmes escolhidos centram-se em temas relacionados com o ambiente, os direitos humanos, arte e cultura.

Este ano, o festival decorrerá em Marvão, Santo António das Areias, Beirã, Ammaia, Olhos de Água, Fronteira de Galegos, do lado nacional, e Carbajo, Zarza La Mayor, Cedillo e Malpartida de Cáceres, do lado espanhol.

Em destaque estarão produções recentes do cinema português e espanhol, como o filme inaugural, de Oliver Laxe, "e que foi distinguido com o Prémio do Júri, no Festival de Cannes, ou de "Vitalina Varela",  exibido dia 9, em Marvão, do português Pedro Costa, e que foi aclamado no Festival de Locarno, onde conquistou o Leopardo de Ouro e, ainda, o Leopardo de Prata, para melhor actriz.

"Barzakh", de Alejandro Salgado, "Ari Malikian, una vida entre las cuerdas", de Nata Moreno, os documentários "Santuário", de Álvaro Longoria, produzido e apresentado por Javier Bardem, e "El Cuadro", de Andrés Sanz, e três curtas das jovens cineastas portuguesas Leonor Teles, Mariana Gaivão e Sofia Bost, a par de "O Paraíso, Provavelmente", do realizador palestiniano Elia Suleiman (dia 8) ou “Rafiki”, da queniana Wanuri Kahiu - que terá estreia absoluta em Portugal – completam o cartaz.

O Periferias conta, em Portugal, com os patrocínios da Câmara Municipal de Marvão, Comissão de Coordenação Regional do Alentejo, Direção Regional de Cultura e Turismo de Portugal. Do lado espanhol, os principais apoios são os da Junta de Extremadura, Filmoteca da Extremadura, Diputación de Cáceres e Ayuntamiento deValência de Alcântara.

 

Imagem do Facebook do evento