16 Junho 2021      11:49

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O esquema corporal e o tónus muscular nas crianças

A formação do esquema corporal, a correta representação mental dos diferentes segmentos ou movimentos, permitem às crianças situarem-se no tempo e no espaço e entenderem a sua posição face aos objetos.

A utilização do corpo e a noção da posição e do movimento das suas diferentes partes, ajudam as crianças a assimilar informação acerca da localização superior-inferior, medial-lateral ou interno-externo.

Para elas, o seu corpo é a sua principal referência. Conhecer o estado do tónus muscular da criança é igualmente importante na exploração e execução dos movimentos.

A presença de tensão aquando da contração muscular ou a elevada redução na potência muscular máxima, interferem diretamente na sua postura de pé ou sentado, aumentam os níveis de cansaço e passividade, provocam alterações na mastigação, na evocação de sons vocais, entre outros (Leisman et al., 2016; Peredo & Hannibal, 2009).

No estudo de Folley e Killen (2019), com 503 sujeitos com Síndrome de Down e com problemas de hipotonia, verificaram que as alterações músculo-esqueléticos eram evidentes.

O estudo destacou atraso no início da marcha, artrite inflamatória (7%), escoliose (4,8%) ou pés planus (em 91% dos casos). A evidência científica alerta para a necessidade de uma avaliação precoce do tónus, da força muscular ou do atraso dos marcos de desenvolvimento motor e da sua relação com o funcionamento do Sistema Nervoso.

Assim, considera-se importante a avaliação supraespinhal e segmental para auxiliar num diagnóstico diferencial e indicador das condições que interferem no movimento, coordenação, equilíbrio ou postura corporal das crianças (Bodensteiner, 2008).

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Lídia Serra é Doutora Internacional em Neuropsicologia pela Universidade de Salamanca. Docente nas áreas de Neurociências e Neuropsicologia no Instituto Piaget de Almada e na Universidad Internacional de la Rioja, Espanha. Membro Integrado do Centro de Investigação CLISSIS da Universidade Lusíada de Lisboa.