13 Março 2023      11:01

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O Alentejo, o Ribatejo e a BTL

Terminou mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa! E o Alentejo esteve representado em peso, com uma delegação da ERT Alentejo e Ribatejo, que durante cinco dias, mostrou todas as potencialidades de ambas as regiões. Na edição do ano passado, ainda com algumas restrições derivadas da pandemia, não foi possível destacar, de forma integral, tudo aquilo que nos diferencia e que nos torna um destino muito atrativo. 

Em 2023, num contexto completamente diferente, foram criadas as condições para dar a conhecer a riqueza e a diversidade dos concelhos de ambas as regiões, tudo o que os diferencia, mas também tudo o que os aproxima.

 As fontes oficiais referem 38% de aumento no número total de visitantes, que este ano ultrapassou os 63 mil, refletindo-se num crescimento de 26% dos visitantes profissionais e 59,5% no público, face à edição do ano anterior.

Na minha opinião e no caso específico do Alentejo e Ribatejo, merece destaque a forma como foram organizadas as iniciativas que decorreram no espaço que nos estava destinado e o empenho e a dedicação de técnicos, empresas e  participantes que, ao longo dos dias do evento, deram animação, sons, cores e sabores, contribuindo em larga medida para que o Pavilhão 1 fosse talvez o mais procurado pelos visitantes. A imaginação teve um papel fundamental. Podemos melhorar? Seguramente que sim. Mas estamos no bom caminho!

Estar na BTL é de enorme importância nos nossos dias. Constitui uma forma excelente de promover o que temos de singular em termos turísticos, num ano que se prevê de excelência para o sector. Marcar presença, quando o Turismo se afigura como um dos pilares do crescimento económico do país, é imprescindível. A competitividade é grande, mas se soubermos trabalhar em equipa e manter a fasquia elevada, vamos seguramente conseguir manter os elevados níveis em termos de qualidade da oferta e permitir assim um crescente número de visitantes às nossas regiões.

Mais visitas significam mais receitas e se tivermos cada vez melhores e excepcionais opções, aliados a projetos inovadores, maiores serão os períodos de estadia e consequentemente, maiores as dinâmicas em termos económicos. Apesar de cada um “puxar a brasa à sua sardinha”, a realidade é que, ao promovermos os nossos concelhos, estamos a promover as nossas regiões. E esse espirito de equipa esteve sempre presente, com o esclarecimento aos visitantes sobre aquilo que podem conhecer em cada recanto do Alentejo e do Ribatejo. Vinhos, património, gastronomia, cultura, novos projetos, paisagens e eventos únicos no panorama nacional e internacional. Temos portanto tudo para ser, cada vez mais, um destino de eleição. Cada concelho tem o seu atrativo e quem programa as visitas, quer conjugar diferentes escolhas e experiências, que remetam para a identidade e para a nossa “atmosfera do lugar”.

Há muito por conhecer no Alentejo e Ribatejo e a crescente profissionalização do sector turístico é uma evidência por todos reconhecida, que traz frutos e resultados concretos. Os projetos inovadores, aliados ao património secular e à hospitalidade das nossas gentes, são uma imagem de marca destes extensos territórios. Apesar de diferentes (e na diferença está a riqueza), há muitos elos em comum entre as duas regiões.

Saibamos pois aproveitar as oportunidades geradas na BTL e construir um futuro cada vez mais risonho em termos turísticos, com equilíbrio, qualidade e sapiência, mantendo a nossa peculiar identidade, tão reconhecida e apreciada por todos os que nos visitam. O retorno seguramente virá. O Turismo não resolve todos os problemas, mas dá uma grande ajuda!