Uma instalação do criador Christian Louboutin com quatro peças, incluindo uma mala inspirada em Portugal, vai ser apresentada ao público, este sábado, na abertura do Núcleo Museológico de São Pedro, em Grândola.
Segundo a Lusa, a Câmara Municipal de Grândola refere, em comunicado, que a instalação é composta por quatro peças consideradas ícones do designer francês de calçado: a Tote Bag da coleção PORTUGABA, lançada em 2019 e inspirada em Portugal, e os sapatos Melina, Pigalle Strass e Divazeppa.
Carina Batista, vice-presidente da autarquia, explicou à agência Lusa que se trata de “um espaço, com algumas dimensões, dedicado aos trabalhos de Christian Louboutin” e que acolhe “quatro peças” com “a sua assinatura”.
As peças “originais” vão ficar expostas, a partir de sábado, “numa espécie de vitrina” que “veio diretamente de França” para o museu.
A responsável adianta ainda que “são peças originais. Não são réplicas, nem miniaturas”, não querendo desvendar mais pormenores acerca da instalação, mas avançando que não está prevista a presença do artista francês na inauguração.
O trabalho do designer, que tem uma residência de férias próxima da Lagoa de Melides, onde está a construir um hotel de charme, vai ficar patente no museu por tempo indeterminado.
O convite ao criador parisiense partiu do município, à semelhança de outras colaborações que Christian Louboutin tem realizado em vários museus de todo o mundo.
“Foi um desafio que lançámos a este artista que já é considerado um residente, na medida em que tem vários investimentos no concelho, alguns em andamento e outros em projeto”, indicou Carina Batista.
Com a instalação de Christian Louboutin no Núcleo Museológico de São Pedro, que convida o visitante a uma “viagem” pelo passado histórico e arqueológico do concelho de Grândola, a autarquia assumiu que quer “olhar para o futuro e conciliar o equilíbrio entre o passado e a modernidade”.
De acordo com a autarca, “a participação de Christian Louboutin surge neste sentido e pretende dar a conhecer alguns dos seus trabalhos inspirados nas tradições do nosso país. Pelo seu mediatismo, não temos dúvida de que reforçará a atratividade deste espaço”.
A coleção PORTUGABA, composta pela Tote Bag (mala grande e sem fecho), é um tributo às técnicas artesanais portuguesas, como os puxados e os ripados, e revela a paixão do designer por Portugal.
A mala, que combina o folclore, o simbolismo e história das diferentes regiões do país, apresenta uma mistura de contas de cerâmica trabalhadas, à semelhança dos azulejos portugueses, e painéis inspirados na tradicional Capa de Honra, de Miranda do Douro.
Recorde-se que o Núcleo Museológico de São Pedro é resultado da recuperação da antiga Igreja de São Pedro, no centro tradicional da vila, e envolveu um investimento global de 900 mil euros, dos quais 600 mil foram verbas de apoios comunitários.
A abertura ao público do Núcleo Museológico de São Pedro está marcada para as 09:30 de sábado, segundo a câmara.
Fotografia de publico.pt