16 Julho 2021      10:37

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Novo tinto alentejano bebe-se fresco e alerta para glaciares derretidos

A adega alentejana Howard's Folly apresentou ao mercado nacional o “Freshco?”, um vinho tinto de vinhas velhas que se bebe fresco, revela o portal Sapo Lifestyle.

Segundo a adega, este novo vinho traz associada uma mensagem de alerta para a questão do aquecimento global: a imagem que consta no rótulo foi captada sobre os glaciares derretidos da Gronelândia.

O nome do novo vinho tinto inspirou-se no cruzamento entre a palavra inglesa “fresh” e a portuguesa “fresco”. Idealmente servido a uma temperatura de 12 ºC, revela-se apto a ser consumido nos dias quentes de verão, ou quando se procura um tinto mais leve. Com notas de frutos silvestres, mirtilo, amora e groselha, é longo, fresco e suculento com suaves taninos.

O Freshco? é um field blend de pequenas parcelas de vinhas com mais de 45 anos localizadas em Portalegre, no sopé de granito da alentejana Serra de São Mamede, onde temperaturas mais frias lhes conferem complexidade e frescura.

Já o rótulo do Freshco? foi criado pelo artista Britânico Justin Brice Guariglia, cujo trabalho documenta e critica o envolvimento da humanidade na crise do aquecimento global.

A obra de arte destacada no rótulo do Frescho?, intitulada Akunnaaaq I, é uma fotografia tirada por Justin enquanto voava numa missão científica da NASA com o diretor de vendas de Howard Folly e filho de Howard, Tom Bilton, por cima dos glaciares derretidos da Gronelândia em 2016. O gelo na imagem derreteu uma semana após a fotografia ter sido tirada, e nunca mais voltará a formar-se.

Assim, o nome do vinho, “Freshco?”, neste caso não só indica a temperatura à qual deve ser servido, mas também questiona o estado do clima da terra e pede ao consumidor que se envolva com esta questão.

De acordo com Tom Bilton, “as alterações climáticas são algo que temos em atenção na Howard's Folly. Tentamos o nosso melhor para ter o mínimo impacto possível na Terra em tudo o que fazemos.  É por isso que, quando decidimos criar um tinto fresco para estes dias de calor, escolhemos associar-nos ao ativista de alterações climáticas e artista Justin Brice Guariglia. O trabalho de Justin destaca os problemas que a nossa civilização está a enfrentar e, como a ideia nasceu por causa destes dias cada vez mais quentes, queríamos que este vinho fizesse o mesmo”.

O Howard’s Folly “Freshco?” tem um preço recomendado de 10 euros está disponível em garrafeiras e no site da Howard’s Folly.

 

Fotografia de lifestyle.sapo.pt